Livro com casos práticos de gestão social e ambiental na área pública é lançado pela UFGD

Boas práticas de gestão ambiental não são exclusividade de empresas privadas. São, também, dever dos órgãos públicos, como compromisso com a sociedade e com o meio ambiente. Tais práticas reduzem custos, otimizam a utilização e conservação de recursos naturais e criam instrumentos para melhorar o desempenho, além de controlar e prevenir danos ambientais.

Neste cenário, duas professoras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) reuniram, no livro Gestão social e ambiental na área pública: casos práticos, trabalhos de discentes de pós-graduaçãostricto sensudo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFGD) apresentados na área.

As organizadoras Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira e Vera Luci de Almeida estruturaram o livro em 11 capítulos, com exposição de diversas práticas e apresentação de exemplos na área de gestão pública. Estão reunidos na obra temas sobre os impactos das contratações públicas; políticas ambientais nas instituições federais de ensino superior; gestão ambiental em corredores de transporte; desfazimento de bens; gestão ambiental nas unidades do exército brasileiro; sustentabilidade nos projetos de ensino, pesquisa e extensão; impacto da efetivação do RENOVABIO; implantação de um centro de recondicionamento de computadores; formação de profissionais conscientizados ambientalmente; uso da tecnologia para a redução no consumo de materiais de expediente; e sistemas de avaliação da dimensão responsabilidade social pelas CPAs das universidades federais do centro-oeste brasileiro.

Além de acrescentar conhecimento sobre gestão pública nas áreas social e ambiental, o livro também pretende despertar o interesse para temáticas voltadas à elaboração de trabalhos monográficos na área de gestão pública, sustentabilidade e áreas afins. Pode ser utilizado, ainda, por professores em sala de aula, por conter exemplos práticos específicos da área de gestão, com complementação teórica. A obra ainda se constitui num guia para a disseminação de práticas de gestão pública, destacando a preocupação dos autores em esclarecer os resultados alcançados em suas pesquisas.

Saiba mais
“Gestão social e ambiental na área pública: casos práticos” foi lançado pela Editora Brazil Publishing e pode ser adquirido, tanto no formato e-book quanto livro físico, pelo link: https://aeditora.com.br/produto/gestao-social-e-ambiental-na-area-publica-2/

O livro foi publicado com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.

Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.