Liandra da Saúde pede cooperação dos municípios para diminuir internações por Covid em Dourados

Vereadora Liandra participou de reunião hoje pela manhã, no plenarinho da Câmara – Foto: João Pires

Durante reunião na manhã desta sexta-feira (19), na Câmara de Dourados, entre vereadores, deputado Renato Câmara (MDB) e representantes dos deputados estaduais Neno Razuk (PTB) e Zé Teixeira (DEM), a vereadora Liandra da Saúde (PTB) enfatizou a necessidade da cooperação dos 33 municípios que compõe a macrorregião de Dourados, para que viabilizem medidas visando conter o contágio do coronavírus e, consequentemente diminuir os casos de internações por Covid nos hospitais HV (Hospital da Vida) e HU (Hospital Universitário).

De acordo com o boletim epidemiológico do Governo do Estado, divulgado ontem (18), dos nove pacientes que aguardam vaga em leitos de enfermaria em Dourados, sete são de outro municípios, sendo Fátima do Sul (1), ItaquiraÍ (2),  Ivinhema (2), Naviraí (1) e Rio Brilhante (1).

Já em Mato Grosso do Sul, 129 pacientes estão na fila de espera por internações em leitos de enfermaria e UTI’s. “Se não houver cooperação da macrorregião em pouco tempo o colapso que todos temem em Dourados pode ocorrer mais rápido do que prevíamos”, alertou.

Outra necessidade apontada pelos vereadores é com relação a maior fiscalização nas medidas de restrições, como aglomerações e descumprimento do toque de recolher, envolvendo além dos agentes de segurança (Guarda Municipal e Polícia Militar) também a participação mais efetiva dos agentes comunitários de Saúde.

Para isso, será encaminhado pela Câmara Municipal, uma carta assinada pelos vereadores, endereçada aos deputados estaduais que representam Dourados e ao Governo do Estado, apresentando sugestões visando sanar o impacto na Saúde pública e na economia local devido do decreto que restringe o funcionamento do comércio no período noturno.

Neste sentido, a vereadora Liandra se comprometeu em levar o documento pessoalmente ao deputado Neno Razuk, na próxima semana. “É preciso a união de forças da bancada estadual para que as medidas necessárias para combater a proliferação deste vírus ocorram, seja com restrições, fiscalizações ou campanhas de conscientização”, enfatizou a vereadora, que também é membra da Comissão de Saúde, no Legislativo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.