Lia Nogueira com o coletor homenageado – Foto: Assessoria

A vereadora Lia Nogueira (PR) fez, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (22), uma homenagem a dezenas de trabalhadores que atuam na coleta do lixo domiciliar e comercial de Dourados. Autora do projeto de lei que cria a “Semana de Conscientização do Descarte Adequado do Lixo Perfuro-Cortante”, a parlamentar entregou ao coletor Célio Ferreira uma moção de congratulações.

Coletor em Dourados há mais de 13 anos, Célio Ferreira é morador da Aldeia Bororó, na Reserva Indígena de Dourados, representou os mais de 90 trabalhadores que diariamente atuam no recolhimento do lixo produzido pelos moradores de diversas regiões da cidade. “Decidi aproveitar a aprovação do projeto de lei que irá ajudar a reduzir os acidentes de trabalho envolvendo os coletores, para fazer esta homenagem mais do que justa. Estes trabalhadores, em sua maioria indígenas, precisam ser vistos pela sociedade com respeito e admiração, afinal são eles os verdadeiros heróis desta cidade”, afirmou Lia Nogueira.

Técnico em Segurança do Trabalho da Financial (empresa responsável pela coleta do lixo em Dourados), Marivaldo Farias, destacou a inciativa da vereadora Lia Nogueira em homenagear os coletores. “Em nome do Célio que é o nosso coletor mais antigo, a vereadora reconheceu e enalteceu o trabalho árduo e digno destes coletores que muitas vezes não são vistos, não são notados pela população. Eles ficaram muito contentes com a homenagem”, declarou.

Segundo ainda o técnico em segurança, para todos os coletores foi uma noite emocionante em que eles se sentiram valorizados. “Eles nunca tinham vindo à Câmara, nem imaginavam como era uma sessão e hoje, além de conhecer tudo isso de perto, eles foram homenageados. Sem dúvida é uma satisfação muito grande pra eles. Hoje eles estão se sentindo importantes, estão se sentindo como gente”, ressaltou Marivaldo Farias.