A Semana Mundial da Amamentação tem como objetivo destacar a importância do aleitamento para a saúde dos bebês

Do dia 1º a 07 de agosto é realizada a Semana Mundial da Amamentação para destacar a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês. Conforme a pediatra, Dra. Natacha Dalcolmo Ferreira Victoria Castilho, o leite materno é único e ideal para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

“O leite é composto de anticorpos maternos que protegem a criança de doenças infecciosas. Composto também de vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos que são responsáveis pelo crescimento e ganho de peso saudável da criança. Além de ter prebióticos que ajudam no bom funcionamento intestinal e na imunidade.”

A pediatra ainda destaca que o bebê deve ser amamentado, exclusivamente, até os seis meses de vida e, posteriormente, a mãe pode introduzir de forma gradativa alguns alimentos na dieta da criança, porém, deve-se continuar com a amamentação, pelo menos, até os dois anos de idade.

“Hoje em dia existem boas fórmulas infantis, mas nenhuma delas terá anticorpos, que são essenciais para defesa do bebê nos primeiros meses. O corpo da mãe se adapta e produz o leite materno com os componentes que o bebê está precisando naquele momento”, reforça Castilho.

As vantagens da amamentação exclusiva vão muito além da nutrição da criança. Na maternidade, o aleitamento é um momento único de aproximação e construção da relação emocional entre mãe e filho. “A amamentação ajuda a fortalecer o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, além de ajudar na recuperação de peso da mãe nos pós-parto.”

Para que não restem dúvidas que o leite materno é o alimento mais completo para o desenvolvimento do seu bebê, a médica enfatiza que nada substitui as mamadas. “Nada substitui a amamentação. Ofereça o que há de melhor para o seu filho. Ofereça o seu leite.”

As gestantes interessadas em aprofundar mais os seus conhecimentos sobre a amamentação, podem participar do 62º curso para gestantes que terá diversas palestras sobre o período da gestação, parto e pós-parto.

Na ocasião, uma nutricionista ministrará uma palestra sobre nutrição no período da gestação e amamentação e uma enfermeira abordará o tema amamentação e cuidados com o bebê.

O evento, aberto à população, será realizado nos dias 06, 08, 13 e 15 de agosto, das 19h às 21h, no auditório da Unimed Campo Grande, que está localizado na Rua Goiás, 695, Jardim dos Estados (entrada pela Rua da Paz).

Inscrições podem ser realizadas pelo telefone (67) 3389-2421 ou pelo e-mail viverbem@unimedcg.coop.br. Não perca tempo. As vagas são limitadas.