Equipe “Lego Space”, do 6º ano do Ensino Fundamental – Divulgação

A equipe “Lego Space”, do 6º ano do Ensino Fundamental, foi a grande campeã da 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Corumbá, realizada na sexta-feira (15/06) e neste sábado (16/06), no ginásio poliesportivo do colégio. Ao todo, a competição reuniu 6 equipes de robótica, formadas por alunos entre 9 e 16 anos de idade, e é promovida anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne no 2º semestre do ano as escolas de todo o País.

No Estado, a primeira Escola do Sesi a realizar o torneio neste ano foi a de Três Lagoas, nos dias 8 e 9 de junho, e as próximas serão as de Dourados (29 e 30 de junho), Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro). De acordo com a diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Corrêa da Silva de Jesus, o torneio propõe que os alunos participantes pensem como cientistas e engenheiros e os avalia em quatro categorias – projeto de pesquisa, design do robô, desafio do robô e core values – e neste ano tivemos as equipes Star Trek, Lego Space, Guardiões do Lego, Interface, Guardiões Estrelares e a equipe oficial Tupinambótica.

“O Torneio de Robótica representa para todos nós um momento único de interação e aprendizado. Estou muito orgulhosa por observar o avanço dos alunos na linha de pesquisa. Estamos cada dia mais incentivando o uso das tecnologias na Escola e tenho verificado o empenho de todos. As escolas do Sesi têm um grande diferencial e tenho certeza que estamos fazendo a diferença na vida dos nossos alunos e familiares. Sou grata por fazer parte dessa história, desse momento tão especial. Que venha muitos e muitos torneios”, destacou Mirian Corrêa.

Já o coordenador pedagógico Marcel Giordano Jeffery destaca que o torneio foi perfeito. “Não temos do que reclamar, tivemos a colaboração de todos, o espírito do torneio de robótica já faz parte das pessoas que trabalham na competição. O resultado final não nos surpreendeu, pois a equipe campeã se destacou em todas as provas. Porém, o mais importante é que o torneio uniu toda a escola e isso permitiu o nosso sucesso. É o momento que todos são da mesma turma, ou seja, da Escola do Sesi de Corumbá e, a cada ano, os alunos nos surpreendem e isso é um alento para todos nós”, falou.

O torneio

Para o aluno Pietro Lucas de Perpétua, da equipe grande campeã “Lego Space”, o Torneio Interclasse foi muito emocionante e envolveu a todos. “Alguns integrantes da minha equipe choraram com a conquista e tivemos momento que achamos que não iríamos conseguir, mas o importante é não desistir nunca. Para mim, foi muito especial, pois já sou campeã na primeira vez que participo e tudo isso graças aos professores”, ressaltou.

Já o aluno Carlos de Arruda, também da equipe “Lego Space”, acrescenta que o torneio foi muito bom. “Nós nos preparamos muito para arrasar neste sábado e conseguimos sair campeões”. Nesta competição, os times de robóticas das escolas do Sesi começam a se preparar para o Torneio de Robótica FIRST Lego League, cujo grande desafio será anunciado em agosto.

A FLL já anunciou, porém, que o tema deste ano será “Em Órbita – explorar, desafiar e inovar na vasta imensidão do espaço”. Entre as quatro categorias de avaliação do torneio, no Projeto de Pesquisa as equipes escolhem e resolvem um problema do mundo real associado ao tema desta edição pela FLL. No Desafio do Robô, os alunos têm de construir um robô autônomo usando a tecnologia LEGO para resolver uma série de missões.

Tudo isso operando sob os “Core Values”, os principais valores que norteiam a participação na liga, que celebram a descoberta, o trabalho em equipe e o espírito competitivo entre os participantes, mas sempre tratando outros membros da equipe e concorrentes com respeito e gentileza.