LabSenai Alimentos de Dourados é 1º do Estado a receber certificação do Inmetro

O LabSenai Alimentos e Bebidas de Dourados, que integra o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas) e é referência em Mato Grosso do Sul no atendimento às industrias do segmento, acaba de receber a acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), tornando-se o único laboratório prestador de serviço de Mato Grosso do Sul a ter essa certificação.

Na avaliação do diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, essa acreditação do Inmetro é um reconhecimento da ampliação do portfólio de atendimentos às indústrias de alimentos e bebidas do Estado. “Agora, será possível cumprir as demandas gerais e específicas das empresas que necessitam de ensaios laboratoriais acreditados pelo Inmetro. Com certeza, devemos aumentar a nossa gama de clientes em Mato Grosso do Sul e também de outros Estados do País”, afirmou.

De acordo com o gerente do Senai de Dourados, Yashi Sakimoto de Miranda, com essa acreditação do Inmetro o LabSenai Alimentos e Bebidas desenvolverá um importante serviço para as indústrias do segmento de Mato Grosso do Sul, assegurando qualidade e conformidade dos produtos comercializados. “Consequentemente, o LabSenai Alimentos e Bebidas vai contribuir para que chegue à mesa dos cidadãos sul-mato-grossenses produtos com padrão de qualidade recomendado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, reforçou.

Ele completa que o LabSenai Alimentos e Bebidas é referência em Mato Grosso do Sul no atendimento às industrias do segmento. “O espaço tem expertise de mais de oito anos em análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas em amostras de alimentos e bebidas em geral, além de equipe profissional altamente qualificada”, destacou.

Já a responsável técnica pelo LabSenai Alimentos e Bebidas, engenheira de alimentos Ana Letícia Fernandes Pedroso, explica que se trata da maior conquista que o laboratório poderia ter. “Quando o LabSenai Alimentos e Bebidas foi criado, o objetivo era atender o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tornando-se referência para as empresas do ramo alimentício. No entanto, para receber o credenciamento junto ao Mapa, o laboratório precisava primeiro ser acreditado pelo Inmetro e agora já podemos pleitear isso junto ao Ministério”, informou.

Serviços acreditados

A engenheira de alimentos Ana Letícia Fernandes Pedroso explica que agora o LabSenai Alimentos e Bebidas tem a acreditação do Inmetro para fazer análises nas áreas de meio ambiente e alimentos e bebidas. No caso de meio ambiente, estão incluídas as análises de água bruta, água tratada, água para o consumo humano, água salina ou salobra e água residual, podendo apontar a presença de clostrídios sulfito redutores, coliformes totais e Escherichia coli, de Enterococos fecais, bactérias mesófilas a 36ºC, bactérias mesófilas a 22ºC e bactérias heterotróficas.

Para as matrizes de alimentos e bebidas, o laboratório está acreditado para as análises em gelo, alimentos de origem animal (carnes, produtos cárneos, lácteos e derivados) e bebidas não alcoólicas. No caso do gelo, o LabSenai Alimentos e Bebidas poderá atestar a presença de Coliformes totais e Escherichia coli e Enterococos fecais, enquanto nos alimentos de origem animal (carnes e produtos cárneos) poderá verificar Coliformes Termotolerantes,Estafilococos coagulasepositiva,Salmonellaspp,Escherichia coli,Clostridium perfringens,Staphylococcus aureuse bactérias mesófilas aeróbias e anaeróbias facultativas.

Já para produtos lácteos o laboratório do Senai está acreditado pelo Inmetro para os ensaios biológicos na detecção deBacillus cereus, bolores e leveduras,Listeria monocytogenes,Salmonellaspp, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes,Estafilococos coagulasepositiva e bactérias mesófilas aeróbias e anaeróbias facultativas. Na parte de bebidas não alcoólicas, o LabSenai Alimentos e Bebidas está acreditado nos ensaios biológicos para bolores e leveduras, Coliformes Totais,Salmonellaspp,Listeria monocytogenes, Coliformes Totais e Coliformes Termotolerantes.