Júnior Rodrigues solicita disciplina sobre combate às drogas em escolas municipais

A disciplina visa a prevenção e o combate às drogas, segundo Júnior Rodrigues - Foto: Eder Gonçalves
A disciplina visa a prevenção e o combate às drogas, segundo Júnior Rodrigues – Foto: Eder Gonçalves

O vereador Júnior Rodrigues (PR) apresentou um projeto de lei que visa a inclusão da disciplina “Dependência Química” nas escolas da rede municipal de Educação. O intuito é prevenir e conscientizar sobre o uso de drogas entre crianças e adolescentes de Dourados.

Conforme Júnior, a disciplina deve ser incluída na grade curricular das escolas, abordando os efeitos do uso da droga na vida das pessoas, a relevância da família e da escola na prevenção do uso e na recuperação do dependente, entre outros assuntos específicos.

De acordo com o projeto de lei, a secretaria municipal de Educação deverá proporcionar qualificação para os professores da rede municipal, ainda abrir processo seletivo para contratação de profissionais específicos nos referidos temas.

“A escola deve atuar de forma incisiva no trabalho de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas que consomem os jovens de hoje. O papel da escola é de formar cidadãos conscientes, aptos a participar e contribuir para a transformação social, fortalecendo sua capacidade de discernimento”, pontuou o vereador.

Júnior acredita que o projeto será um desafio para o município, porém é essencial, pois assegura que a educação é uma forma de prevenção ao uso de drogas. “Prevenção significa dispor com antecipação, impedir ou pelo menos reduzir o consumo”, explicou. “A partir da inclusão da disciplina, será necessário cuidar da formação dos professores, para que sejam disponibilizados programas adequados para as diferentes faixas etárias, garantindo desenvolvimento pedagógico adequado”, acrescentou Júnior Rodrigues.

Caso seja aprovada, a Lei entra em vigor na data de sua publicação.