Junior Rodrigues pede proibição de foto sensores em semáforos de Dourados

Para ele é necessário que os radares sejam instalados entre a quadra e não no próprio semáforo - Divulgação
Para ele é necessário que os radares sejam instalados entre a quadra e não no próprio semáforo – Divulgação

O vereador Junior Rodrigues (PR) protocolou o Projeto de Lei nº 064/2017, que está em tramitação na Câmara de Dourados, que proíbe a instalação de foto sensores, conhecidos como pardais, em semáforos de Dourados.

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é evitar que motoristas sejam multados injustamente pelo foto sensores, principalmente quando são obrigados a liberar a pista para ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros ou outros veículos, cuja passagem é emergencial, e neste momento podem avançar um sinal vermelho, por exemplo. Para ele é necessário que os radares sejam instalados no meio da quadra e não no próprio semáforo.

“Com a instalação do foto sensor no meio da quadra, a velocidade será mantida com maior eficiência. Não prejudicará a fiscalização e não trará desconforto aos motoristas, que colaboram com as necessidades sociais se infringirem a lei”, explicou Junior.

O vereador explicou ainda que na transição dos sinais de verde para o vermelho é acionado o de alerta, em amarelo, esse tempo é insuficiente para a passagem do veículo, momento que alguns motoristas acabam aumentando a velocidade ultrapassando a permitida que é de 50 km/h. “Neste momento o condutor e multado por excesso de velocidade. Esse projeto de lei visa proteger o cidadão, que propõe acabar, ou pelo menos diminuir, as multas”, enfatizou.

Segundo o projeto, no caso dos equipamentos já instalados, a empresa terá 90 dias para adaptação ou retirada dos mesmos.