Murilo e Odilon com os generais João Francisco Ferreira, comandante do CMO, e Lourival Carvalho - Foto: A. Frota
Murilo e Odilon com os generais João Francisco Ferreira, comandante do CMO, e Lourival Carvalho – Foto: A. Frota

O prefeito Murilo recebeu na manhã desta quinta-feira o general de Exército João Francisco Ferreira, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste) e o general Lourival Carvalho, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O vice-prefeito Odilon Azambuja também acompanhou a audiência.

Murilo e Odilon levaram as autoridades militares para conhecer as instalações da Junta Militar, que funciona no CAM (Centro Administrativo Municipal).

O prefeito aproveitou a oportunidade para parabenizar o comando do Exército sul-mato-grossense pela implantação do projeto do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), que começou a ser implantado por Dourados e Ponta Porã.

Segundo o general Carvalho, o Brasil possui uma área de 16 mil quilômetros de fronteira que serão monitorados através de controle contínuo, por meio de um sistema tecnológico altamente eficiente.

Uma torre de quase 86 metros já começou a ser montada na Vila Militar, no Parque Alvorada. Murilo ressaltou que o Sisfron é um projeto de extrema necessidade para o país e Dourados tem potencial para abrigar esse sistema por ficar área estratégica. “É um investimento de relevância para combater os ilícitos que atravessam nossa fronteira”, afirmou o prefeito.

O general Carvalho informou que Mato Grosso do Sul foi escolhido como ponto estratégico em razão dos vários casos de ilícitos, ocorridos na faixa de fronteira e que serão monitorados pelos sensores.

João Francisco Ferreira informou que depois de um período de visitas em cidades da fronteira para verificar a implantação do Sisfron, começa um cronograma de trabalho no comando em Campo Grande, onde serão discutidas as estratégias de atuação das Forças de Fronteira e a coordenação entre os diversos órgãos envolvidos no projeto Sisfron.