Dourados/MS, 19 de agosto de 2017 - Agora:1:19
Home | Economia II | Pedidos de recuperação judicial caem em outubro, revela Serasa Experian
Publicada em 14 de novembro de 2012 às 12:21

Pedidos de recuperação judicial caem em outubro, revela Serasa Experian

Melhora gradual da atividade econômica e proximidade do Natal refletem na redução da insolvência das empresas

Foram feitos, em outubro, 49 pedidos de recuperação judicial em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. O número é menor que os 57 requerimentos de setembro último, porém maior que os 27 pedidos de outubro de 2011. Dos 49 pedidos de recuperação judicial registrados em outubro de 2012, 22 partiram de micro e pequenas empresas, 18 de médias e 9 de empresas de grande porte.

Para os economistas da Serasa Experian, a melhora gradual da atividade econômica leva ao recuo nos pedidos de recuperações judiciais. Há uma situação de maior liquidez para as empresas, que estão em melhores condições de gerar caixa devido às encomendas para o Natal, e com mais recursos financeiros para pagar seus débitos com juros mais baixos.

No caso das falências requeridas, o aumento verificado em outubro (veja tabela abaixo) foi decorrente da maior quantidade de dias úteis neste mês (22 dias úteis contra apenas 19 em setembro/12), uma vez que a média diária de requerimentos de falências caiu em outubro/12 (6,91 pedidos/dia, inferior aos 7,11 pedidos/dia de setembro/12). De qualquer forma, os pedidos de falência ainda continuam sendo utilizados como instrumento de cobrança, e são fortemente utilizados neste período de maior oportunidade de pagamento diante da maior geração de caixa.

As falências são processos iniciados no passado e as decretações em outubro não refletem a conjuntura presente.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações: