Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), etapa 12 a 14 anos, começaram, oficialmente, na noite desta terça-feira, no ginásio do Círculo Militar do Paraná. Onze atletas representaram Mato Grosso do Sul no desfile de abertura que reuniu as delegações, atletas olímpicos, destaques internacionais e autoridades.

Parte dos mais de quatro mil atletas de cerca de 1300 escolas acompanharam a cerimônia que incluiu apresentação cultural de dança e ginástica rítmica, juramento dos atletas e dos árbitros e acendimento da pira olímpica. Atletas olímpicos como Thiago Camilo e Fabiana Muerer e destaques como Etiene Medeiros revezaram a tocha até que Emanuel acendeu a pira.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu os atletas, agradeceu ao COB pela oportunidade e desejou boa competição aos estudantes, antes de declarar os jogos abertos. O Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes, Rogério Sampaio conversou com os atletas e os estimulou a continuarem se dedicando aos treinamentos e ao esporte. Ele contou que disputou a competição escolar oito anos antes de conquistar a medalha dourada olímpica e afirmou que o sucesso chega para quem se esforça.

A noite terminou com música e muitas fotos com os embaixadores dos jogos e com o mascote do Time Brasil, a onça pintada Ginga.

As competições começam na manhã desta quarta-feira. Mato Grosso do Sul compete nas nove modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.

MS participa com apoio do Governo do Estado. A delegação é chefiada pela Fundesporte, responsável pela seletiva: os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul.