Jânio Miguel pede a retomada da Semana de Literatura e Festival do Livro em Dourados

Jânio pediu a volta da Semana de Literatura e Festival do Livro - Foto: Eder Gonçalves
Jânio pediu a volta da Semana de Literatura e Festival do Livro – Foto: Eder Gonçalves

Visando fomentar a cultura douradense, o vereador Jânio Miguel (PR) requereu a retomada da Semana da Literatura Regional Sul-Mato-Grossense e Festival do Livro, Leitura e Literatura Regional na Grande Dourados. O pedido requer a implementação e regulamentação das leis nº 3.353, de 23 de março de 2010, e nº 3.415, de 14 de outubro de 2010.

Segundo o vereador, as duas leis são importantes para fomentar a cultura, educação, lazer e esporte a população do município. Ele ainda aponta que elas deveriam ter sido efetivadas na primeira quinzena do mês de agosto dos consecutivos anos após suas promulgações.

“Ocorre que, até a presente data, essas leis que desde 2010 vigoram, não foram implementadas e nem regulamentadas pelo poder executivo do nosso município. Não podemos menosprezar a importância da literatura sul-mato-grossense, na busca da identidade do nosso estado e município”, comentou Jânio.

O vereador destaca que os eventos foram realizados há alguns anos e com a participação maciça da comunidade, podendo se tornar referência cultural no município.

Há um projeto inicial, de acordo com Jânio, com a proposta de que a literatura do Estado fosse implementada nas escolas públicas de Dourados, essa disciplina que, além de elevar o nível intelectual dos estudantes, prestigia as obras literárias dos autores que contém informações abundantes e variadas de nossa cultura regional.

“Eu, como um dos defensores da cultura do Estado, entendo que somente preservando nossa cultura podemos estender às futuras gerações elementos importantes de nossa história e com isso valorizarmos nossas raízes”, ressaltou o vereador.