IST Alimentos e Bebidas faz ensaios científicos durante feira de tecnologia em Dourados

Estande do IST Alimentos e Bebidas na Tecnofam 2018 – Assessoria

Com um laboratório para fazer ensaios microbiológicos e físico-químicos de alimentos e bebidas, o estande do IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas) está chamando atenção dos visitantes da 3ª edição da Feira de Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar (Tecnofam), que começou nesta terça-feira (17/04) e prossegue até quinta-feira (19/04) na Embrapa Agropecuária do Oeste, em Dourados (MS).

Segundo o coordenador do IST Alimentos e Bebidas, Carlos Henrique da Silva, o evento é uma oportunidade de divulgar aos visitantes o portfólio de produtos e serviços técnicos e tecnológicos e consultorias disponibilizados pela unidade instalada no município da região sul do Estado. “Como esse evento tem como foco a agricultura familiar, que vem desenvolvendo a agroindústria, a presença do Senai é de extrema para importância para mostrar para esse público o que temos a oferecer, contribuindo para melhoria da produtividade desses produtores”, afirmou.

Na avaliação do gerente do Senai de Dourados, Yashi Miranda, a participação do ISI Alimentos e Bebidas contribui para aproximar a instituição de novos clientes e fortalecer a parceria com a Embrapa Agropecuária do Oeste. “É importante nossa participação até para posicionar o Instituto perante o público que não é industrial, mas que pode demandar nossos serviços, transformando seu negócio em uma agroindústria”, afirmou.

Repercussão

O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agropecuária do Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destacou que a presença do Senai reforça ainda mais a importância do evento. “Temos um objetivo comum que é o fortalecimento do pequeno agricultor. É o momento de repassarmos tecnologia e conhecimento, mostrando como buscar crédito. Então é um evento que envolve toda a cadeia produtiva”, ressaltou.

Para o estudante Danilo Gomes Figueiredo, de 20 anos, ver de perto os ensaios microbiológicos e físico-químicos foi uma experiência única. “Estou impressionado com essa tecnologia do Senai, de trazer para a feira esse laboratório e realizar os ensaios aqui, explicando para os presentes cada etapa”, comentou.

Já a estudante Jéssica Santos, de 21 anos, destacou que o Senai sempre surpreende em feiras de tecnologia. “É uma instituição que sempre apresenta projetos inovadores e esse laboratório reforça isso. Além disso, há cursos que são de extrema importância para o desenvolvimento da nossa região”, finalizou.

A feira

A Tecnofam é um evento bienal realizado pela Embrapa Agropecuária do Oeste com o objetivo de criar um ambiente favorável para o conhecimento e a adoção de tecnologias que façam diferença no negócio agrícola de base familiar. A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com 1.200 participantes, enquanto a segunda edição foi em 2016 e reuniu cerca de 1.500 pessoas e, para este ano, a expectativa é igualar o mesmo número do ano retrasado, incluindo visitantes de 11 Estados e do Paraguai e Bolívia.

Para a edição 2018, a Tecnofam contará com 23 estações de campo, seis oficinas, além de apresentação de casos de sucesso na organização de agricultores familiares e deve reunir agricultores familiares, técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos e professores, além da população urbana interessada em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar.

O evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), da Prefeitura de Dourados e da APOMS (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.