Equipe do Instituto Sul-Mato-grossense para Cegos “Florisval Chagas”, campeão da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série B – Foto: CPB

O Instituto Sul-Mato-grossense para Cegos “Florisval Chagas” (ISMAC-MS) de Campo Grande faturou o título da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série B, neste final de semana, ao derrotar a CADEVI-SP por 2 a 1. Os gols da conquista foram marcados por Rodrigo e Claudinei. As duas equipes garantiram vaga na primeira divisão do ano que vem. O bronze ficou com a equipe da ESCEMA-MA. A competição aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a participação de oito equipes, de seis estados e o Distrito Federal.

Após eliminar a ASDEFIPEL-RS nas semifinais, o ISMAC-MS foi para a decisão confiante na conquista do título. Desde o apito inicial da arbitragem, o time de Campo Grande foi para cima em busca do gol. Em cobrança de falta, Rodrigo, abriu o placar com 1 a 0.

No segundo tempo o ISMAC-MS não recuou e conseguiu chegar ao segundo gol com Claudinei em cobrança de pênalti. Toninho foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, Claudinei bateu com segurança e ampliou a vantagem para 2 a 0.

Com a vantagem o time passou a jogar mais recuado e permitiu que a CADEVI-SP crescesse na partida. O time paulista aproveitou a oportunidade com Itamar e diminuiu para 2 a 1. Mas a reação parou por aí. O ISMAC-MS soube controlar o resultado positivo e ficou com o título da competição.

O camisa 7, Toninho, foi decisivo durante a campanha do time campeão. O atleta marcou cinco gols e recebeu o prêmio de artilheiro. O melhor goleiro foi Thiago, da ESCEMA-MA, que defendeu duas cobranças na decisão do bronze contra a ASDEFIPEL-RS.

Márcio Ximenes Ramos, presidente e atleta do Instituto ISMAC-MS, comentou sobre o desempenho do time e o apoio recebido. “Depois de uma disputa acalorada contra o time da casa e uma torcida fervorosa, conseguimos ser campeões. Foi maravilhoso, garantimos o título inédita para o MS que a muito tempo buscamos e a vaga para Copa dos Campeões em março. Estamos muito orgulhosos do nosso desempenho, não perdemos nenhum jogo e graças ao apoio do Governo do Estado por meio da Fundesporte, ao esforço do nosso time e do Instituto conseguimos chegar até a competição e conquistar a vitória”.

A Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série B foi organizada pela Confederação Brasileira de Desporto de Deficientes Visuais (CBDV) e as partidas foram transmitidas por quatro rádios parceiras da Confederação.