Oficina será realizada nos dias 14 e 15 pela atriz e pesquisadora Joice Aglae

Joice Aglae, ministrante da oficina, pesquisa a comicidade desde sua graduação em meados dos anos 2000 – Foto: Léo de Azevedo

O riso pode estar presente no medo, no caos, no horror, no humor, no grotesco, no sublime e na loucura. Para investigar e descobrir os mecanismos no riso e do cômico será ministrada em Campo Grande o curso “Linguagens do Bufão”, ministrado pela atriz, diretora e pesquisadora Joice Aglae Brondani.

A oficina é uma ação do projeto “Bufões”, da Cia. Transborda, contemplado com recursos do Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), oriundos da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Ela é voltada para atores e bailarinos com experiência e proporcionará aos integrantes investigar os mecanismos do riso em suas múltiplas facetas, trabalhar o corpo grotesco, desenvolver as linguagens utilizadas pelo bufão, descobrir uma nova possibilidade física e discurso na construção do corpo e da voz.

Durante a oficina os participantes serão conduzidos através de experiências físicas à busca da carnavalização, da alegoria, da chacota, do escárnio, da ironia, da festa, do humor, da histeria, do terror e da crueldade, pois, segundo a pesquisa de Joice, o riso tem sua faceta cruel quando direcionado à exposição de um alvo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email [email protected] até o dia 10 de fevereiro. Os interessados devem enviar um breve currículo com seus trabalhos e uma carta de intenção. A oficina será nos dias 14 e 15 de fevereiro e os alunos que forem fazer a oficina devem utilizar roupas confortáveis e maleáveis, como as para a prática de esportes ou dança.

Ministrante

Joice é atriz e diretora, formada em Direção Teatral pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), em 2000 e, desde então, desenvolve pesquisa acadêmica voltada para a comicidade.

Atualmente é pós-doutora pelos programas de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e Artes da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Também é professora adjunta da Escola de Teatro da UFBA. Ela fundou a Cia Buffa de Teatro, onde é atriz e diretora e desenvolve pesquisa e trabalhos com a linguagem do bufão. Confira o currículo completo de Joice através do link http://lattes.cnpq.br/9851878324360914.

Os métodos utilizados no curso são baseados em estudos da própria ministrante, desenvolvidos durante seus anos de formação em Máscara (clown, commedia dell’arte e bufão), com conceitos baseados em diversos autores, como George Minois, Léo Bassi, Dario Fo e George Balandier.

Cia. Transborda

A Cia. Transborda é uma companhia de pesquisa e criação teatral idealizada pela atriz Tauanne Gazoso, que busca criar conexões com outras linguagens da cena.

Durante a oficina será iniciado o processo de criação e montagem do espetáculo da companhia, que terá direção e dramaturgia de Joice Aglae e no elenco atuam a idealizadora do grupo, Taunne Gazoso e Jorge de Barros (ator convidado). O espetáculo tem previsão de estrear no final do semestre.

Serviço – O Teatral Grupo de Risco fica na rua José Antônio, 2170, Jardim dos Estados. As inscrições são gratuitas.