Inovegreen: documentos comprovam regularidade na coleta de resíduos do Hospital Regional de Dourados

Sherriman Rayner, Bruna Xavier e Harlan Coutim – Foto: José Henrique Marques

A direção da Inovegreen Soluções Ambientais, empresa sediada no Estado de Goiás, veio essa semana a Dourados para esclarecer que a gestão dos resíduos de serviços de saúde do Hospital Regional de Dourados, sob sua responsabilidade, é “executada de forma regular, técnica e em estrita conformidade com a legislação sanitária, ambiental e de segurança do trabalho vigente, possuindo todas as licenças e autorizações exigidas pelos órgãos competentes, circunstância devidamente comprovada no processo licitatório do qual se sagrou vencedora”.

A visita foi necessária para esclarecer informações veiculadas na imprensa local sobre supostas irregularidades na coleta do lixo hospitalar da unidade de saúde pública inaugurada no final do ano passado em Dourados, pelo governo do Estado, mas construída com 95% de recursos do governo federal.

Estiveram em Dourados os sócios-proprietários da empresa, o engenheiro ambiental Sherriman Rayner e o diretor comercial Harlan Coutim, além da assessora jurídica, Bruna Xavier, munidos de Licença de Operação com validade até 16/11/2030; Autorização Ambiental para o Transporte Interestadual de Produtos Perigosos – Modal Rodoviário; Carta de Anuência, Recebimento, Tratamento e Destinação Final de Resíduos dos Serviços de Saúde; Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – CTF/APP; Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – CTF/APPP.

A denúncia chegou as redações da imprensa de Dourados na tarde de sábado, e somente na segunda-feira (12) à tarde, o Hospital Regional publicou nota esclarecendo os fatos.

Leia a nota da Hospital Regional de Dourados

NOTA HRD

O Hospital Regional de Dourados (HRD) esclarece que a gestão dos resíduos hospitalares é realizada por empresa terceirizada regularmente contratada, responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final, em conformidade com a legislação sanitária e ambiental vigente.

Informamos que os apontamentos estão sendo tratados com a urgência necessária, em análise conjunta, técnica e transparente com a empresa contratada. A prestadora já se manifestou, afirmando que os fatos não procedem e que possui documentação comprobatória, atualmente em avaliação.

Reforçamos que o HRD não compactua com práticas que contrariem normas sanitárias, ambientais ou de segurança, mantendo fiscalização rigorosa dos contratos e exigindo o cumprimento integral das obrigações legais.

Na quarta-feira (14), a Inovegreen Soluções Ambientais também se posicionou:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta, a Inovegreen Soluções Ambientais Ltda., responsável pela gestão dos resíduos hospitalares do Hospital Regional de Dourados – HRD, vem a público esclarecer que a gestão dos resíduos de serviços de saúde sob sua responsabilidade é executada de forma regular, técnica e em estrita conformidade com a legislação sanitária, ambiental e de segurança do trabalho vigente, possuindo todas as licenças e autorizações exigidas pelos órgãos competentes, circunstância devidamente comprovada no processo licitatório do qual se sagrou vencedora.

Esclarece, ainda, que a pessoa exibida descalça nas imagens divulgadas pela reportagem não integra seu quadro de colaboradores, não mantém qualquer vínculo com a empresa e utiliza vestimenta que não corresponde ao padrão institucional adotado, o qual é exclusivamente na cor azul escuro. Trata-se, portanto, de imagem indevidamente atribuída à empresa, sem a necessária verificação de sua origem ou autenticidade, o que compromete a credibilidade das acusações veiculadas.

A empresa informa que todos os apontamentos estão sendo tratados com a máxima seriedade e transparência, já tendo sido apresentados a esta redação, e encontrando-se em anexo, todos os documentos comprobatórios que demonstram de forma inequívoca a regularidade de suas operações, os quais também foram devidamente disponibilizados aos órgãos competentes para a respectiva análise.

Ressalta-se que a Inovegreen não compactua com práticas que contrariem normas sanitárias, ambientais ou de segurança, mantendo elevados padrões de compliance, com uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), treinamentos contínuos e fiscalização rigorosa de todos os procedimentos operacionais.

Por fim, a Inovegreen Soluções Ambientais Ltda. reafirma seu compromisso inabalável com a legalidade, a transparência, a proteção ao meio ambiente e à saúde pública, colocando-se à inteira disposição das autoridades e da sociedade para quaisquer esclarecimentos, confiante de que a verdade dos fatos, devidamente comprovada, prevalecerá.

INOVEGREEN SOLUCÕES AMBIENTAIS LTDA

Harlan Ferreira Coutim – Socio Administrador

Dra. Bruna Xavier da Silva Paulino – Assessoria Jurídica

Fonte: Folha de Dourados

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.