Impulsionado pela chuva, plantio da soja em MS atinge 16,6% da área prevista

Plantio está mais avançado na região sul do Estado – Foto: equipe de campo da Aprosoja/MS

O plantio da safra de soja 2025/2026 em Mato Grosso do Sul já alcança 16,6% da área prevista até o dia 10 de outubro, segundo levantamento da Aprosoja/MS por meio do Projeto SIGA-MS. O percentual equivale a aproximadamente 796 mil hectares já cultivados, demonstrando um avanço significativo nas regiões onde as condições climáticas têm sido mais favoráveis.

A região sul do Estado lidera o ritmo de plantio com 23,8% da área semeada, seguida pela região centro com 6,7%, enquanto a região norte ainda avança de forma mais lenta, com apenas 2,4% da área coberta. Entre os municípios, Aral Moreira se destaca com mais da metade da área plantada, Três Lagoas já superou 40% e Rio Brilhante se aproxima dos 20%.

De acordo com Flavio Faedo Aguena, assessor técnico da Aprosoja/MS, as chuvas registradas principalmente na região sul foram fundamentais para esse desempenho inicial. “O regime de chuvas tem sido determinante, garantindo um bom ritmo de plantio. Estamos 1 ponto percentual à frente da safra passada e 8% acima da média dos últimos cinco anos, o que evidencia uma conjuntura bastante positiva neste início de ciclo”, explicou.

Para os próximos dias, a previsão climática aponta sol entre nuvens, com aumento gradual da nebulosidade e possibilidade de chuvas e tempestades, inclusive com raios e rajadas de vento. A continuidade das precipitações será essencial para manter o ritmo de plantio nas demais regiões do Estado.

A estimativa para a safra 2025/2026 é de um crescimento de 5,9% na área cultivada em relação ao ciclo anterior, atingindo 4,7 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 52,8 sacas por hectare, o que pode resultar em uma produção total de 15 milhões de toneladas, de acordo com a média dos últimos cinco anos do SIGA-MS.

Esse cenário otimista é sustentado não apenas pelas condições climáticas favoráveis, mas também pelo empenho dos produtores rurais e pelo monitoramento constante das lavouras via tecnologia e informação estratégica oferecida pelo SIGA-MS.

Do ponto de vista econômico, o preço médio da saca de soja em Mato Grosso do Sul está cotado em R$ 121,41. Já a saca de milho é comercializada em média por R$ 50,14. Os preços atuais garantem boas margens de comercialização, contribuindo para o planejamento financeiro dos produtores.

O bom andamento do plantio e os indicadores de produtividade reforçam as expectativas positivas em torno da nova safra, consolidando Mato Grosso do Sul como um dos principais polos produtores de grãos do país. A próxima etapa dependerá da manutenção das boas condições climáticas e do manejo adequado nas diferentes regiões do Estado.

Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja e de milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.