Imam leva conscientização com diversas ações para marcar dia do meio ambiente

Atividades na Praça Antônio João marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente em Dourados – Foto: A. Frota
Atividades na Praça Antônio João marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente em Dourados – Foto: A. Frota

Em parceria com várias instituições, o Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente de Dourados) desenvolveu na manhã desta segunda-feira (05), na Praça Antonio João, atividade para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema de prevenção às riquezas naturais foi abordado junto à comunidade. A ação seguiu durante todo o dia.

Nesta semana as ações se intensificam para marcar a data, no entanto, a temática tem sido trabalhada pela atual gestão por meio de diversos projetos do Imam.

No local, animais taxidermizados (empalhados) foram expostos e chamavam a atenção quanto à extinção. A legislação ambiental também foi um assunto abordado pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

Acadêmicos e profissionais do curso de Engenharia Ambiental da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) participaram com a exposição de maquetes e projetos que orientam quanto a técnicas que contribuem quanto a preservação do meio ambiente.

Por meio de dinâmicas, alunos e profissionais do curso de Gestão Ambiental também abordaram o tema. Levantamentos sobre ações que impactariam positivamente na proteção de riquezas naturais da cidade também foram apresentados.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) abordou os cuidados necessários de limpeza em terrenos e quintais tendo em vista a saúde pública. Os agentes realizaram ainda vacinação antirrábica de cães e gatos no local.

A distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas, de espécies como ameixa, goiaba, pitanga, tamarindo, angico, oiti, entre outras também foi um diferencial.

Palestra

O diretor-presidente do Imam, Fábio Luis da Silva, esteve em Campo Grande nesta segunda-feira (05) onde, à noite, participaria do evento “No Caminho da Sustentabilidade”, cuja programação contaria com palestra do ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo, que foi o relator do Código Florestal Brasileiro no Congresso Nacional.