IFMS realiza primeira formatura virtual

Acadêmicos do Campus Ponta Porã colaram grau em cerimônia virtual – Foto: Reprodução de tela

Acadêmicos de Agronomia e de Gestão do Agronegócio de Ponta Porã colaram grau nessa terça-feira, 19, em cerimônia realizada por webconferência.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nessa terça-feira, 19, pela primeira vez, uma cerimônia de colação de grau virtual. A solenidade, transmitida por webconferência, reuniu cerca de 130 participantes. O formato foi adotado para evitar aglomeração de pessoas, medida indicada para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Colaram grau 26 graduandos do Campus Ponta Porã, sendo 16 do curso superior de bacharelado em Agronomia e dez do curso superior de Tecnologia Gestão do Agronegócio.

O evento contou com a participação online da reitora, Elaine Cassiano, que destacou a importância da realização da cerimônia, mesmo diante das adversidades do momento.

“É importante que sigamos, dentro do possível, promovendo a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, sendo a colação de grau a concretização do nosso trabalho, pois entregamos à sociedade um profissional humanista e inovador, conforme preceitua nossa missão institucional”, ressaltou.

Na sede do campus, estavam presentes apenas o diretor-geral, Izidro dos Santos de Lima Júnior, dois formandos – para leitura do juramento, recebimento da outorga de grau e assinatura da ata -, além do coordenador de Gestão Acadêmica e de um servidor que atua na área de comunicação e eventos.

Em ambiente virtal, participaram do evento outros docentes do campus, como coordenadores de curso e gestores.

Formandos – Para a formanda do curso de bacharelado em Agronomia, Camila Gamarra, que participou de forma presencial do evento, a colação representa uma conquista e o início de um novo ciclo.

“Esta data é importante porque resume e premia cinco anos de muito estudo e inúmeras lutas para nos formarmos e, mesmo que não tenhamos uma cerimônia tradicional, estamos muito felizes”, destacou.

Para a formanda do curso superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio, Noeli Jara, a cerimônia tem o mesmo valor, seja virtual ou presencial.

“Estou emocionada pela formatura, por ter alcançado esta graduação, pois o IFMS era única oportunidade para que eu pudesse fazer um curso superior, ainda mais em uma área que tanto amo”, destacou a tecnóloga, que agora quer continuar os estudos. “Sou grata ao IFMS por ter me conduzido até aqui e agora já estou pensando em pós-graduações para seguir na área acadêmica”, complementou.

Três Lagoas  Na sexta-feira, 22, o Campus Três Lagoas realizará as cerimônias de colação de grau dos cursos superiores de tecnologia em Automação Industrial, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Como a Prefeitura Municipal proibiu qualquer evento com participação de mais de seis pessoas, serão realizadas três colações de grau no gabinete no diretor-geral, com a presença de apenas três ou quatro estudantes por cerimônia.

As cerimônias serão realizadas às 14h, 14h45 e 15h30, com transmissão por weconferência.