Cursos técnicos presenciais e a distância gratuitos são ofertados pelo Instituto em nove municípios. Inscrições devem ser feitas até 13 de janeiro

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 2, o prazo de inscrições no processo seletivo que oferta 480 vagas em cursos técnicos subsequentes e integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em nove municípios, com ingresso no primeiro semestre de 2020.

O edital nº 071/2019 oferece 280 vagas em cursos técnicos subsequentes, para quem tem ensino médio completo. O curso técnico em Administração é ofertado a distância com encontros presenciais em Itaporã, Fátima do Sul e Vicentina. Os demais cursos são presencias com vagas em Naviraí (Agricultura e Informática para Internet), Nova Andradina (Zootecnia) e Ponta Porã (Agricultura).

O edital nº 072/2019 oferece 200 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Proeja. Para concorrer é preciso ter 18 anos, no mínimo, e ensino fundamental completo. Nesse tipo de curso, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio de forma articulada às da área técnica. As opções são Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí). Todos são presenciais.

As inscrições devem ser feitas até 13 de janeiro, na Página do Candidato da Central de Seleção, onde estão publicados os editais de abertura dos processo seletivos.

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos Proeja deverão participar de uma reunião presencial para confirmação de interesse, marcada para o dia 24 de janeiro, no campus onde a vaga é ofertada.

Ação Afirmativa (cotas) – No ato da inscrição, o candidato pode optar por ser beneficiário das Ações Afirmativas (cotas). Podem concorrer como cotistas aqueles que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou todo o ensino médio (cursos técnicos subsequentes) na rede pública.

Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, no dia 27 de janeiro, em Campo Grande.

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado dia seguinte. A classificação final e a primeira chamada serão publicadas no dia 31 do mesmo mês, com matrículas em 3 e 4 de fevereiro.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Quadro de vagas

Cursos técnicos integrados (Proeja) presenciais
Município Curso Vagas Duração
Corumbá Manutenção e Suporte em Informática 40 3 anos
Dourados Administração 80 3 anos
Naviraí Manutenção e Suporte em Informática 40 2 anos
Três Lagoas Administração 40 3 anos
Cursos técnicos subsequentes presenciais
Naviraí Agricultura 40 1 ano e meio
Informática para Internet 40 1 ano e meio
Nova Andradina Zootecnia 40 1 ano e meio
Ponta Porã Agricultura 40 2 anos
Cursos técnicos subsequentes a distância (EAD)
Itaporã Administração 40 2 anos
Fátima do Sul Administração 40 2 anos
Vicentina Administração 40 2 anos