IEL inicia preparativos para celebrar 10 anos do PQF em Mato Grosso do Sul

Integrantes do comitê gestor reunidos para alinhar as ações de celebração dos 10 anos do Programa no Estado – Divulgação

No âmbito das ações do PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) para desenvolver, qualificar e aumentar a competitividade do setor empresarial de Mato Grosso do Sul, os integrantes do comitê gestor reuniram-se, nesta semana, em Três Lagoas (MS), para alinhar as ações de celebração dos 10 anos do Programa no Estado. Marcada para o próximo dia 18 de abril, a cerimônia de comemoração incluirá também a certificação das empresas que passaram pelo PQF no ano passado em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.

Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, ao longo dos últimos 10 anos, as empresas que passaram pelas consultorias do Programa e auditorias das empresas-âncoras, implementaram um sistema de gestão que lhes possibilitaram ganho de competitividade, pois há redução dos custos de produção e eficiência no fornecimento, entre outras vantagens. “O PQF está em franca expansão no Estado e, depois de um início exitoso em Três Lagoas, chegou a Ribas do Rio Pardo e Campo Grande e, em breve, deve cobrir outros municípios do Estado”, analisou.

Ele acrescenta que se trata de um programa que vem se mostrando fundamental para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “As empresas-âncoras ganham com o aumento da competitividade, pois há redução dos custos com fornecedores, enquanto as empresas fornecedoras ganham em eficiência e gestão e o município passa a arrecadar mais com a geração de impostos das empresas locais que passam a produzir mais”, elencou.

Na edição 2017 do PQF, 93 empresas serão certificadas e o evento deve contar com um público de 90 instituições do Estado entre empresas-âncoras, fornecedoras e instituições parceiras. O coordenador da área de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar, explica que as empresas de Três Lagoas, onde o programa é desenvolvido há mais tempo, serão certificadas no módulo avançado, enquanto as de Ribas do Rio Pardo e Campo Grande receberão os certificados do módulo básico.

“A certificação é feita após uma auditoria realizada pelos âncoras – antes, as empresas passam por uma etapa de desenvolvimento, onde ocorrem fazes de diagnósticos, consultorias e capacitações. Atualmente estão inscritas no PQF 92 empresas do Estado, enquanto mais de 150 já foram certificadas até o ano passado, quando foi realizada a última certificação”, explicou Hugo Bittar, informando que o comitê gestor do PQF no Estado é constituído por representantes da Fiems, IEL, Sesi e Sebrae, das prefeituras de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo e das empresas-âncoras Fibria, Bemis e Sitrel.

Participaram da reunião o superintendente do IEL, José Fernando Amaral, o coordenador de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar, o analista técnico do IEL, Felipe Kling, o analista do Sebrae/MS, Marlon Velasquez, o gerente de suprimentos da Fibria, Paulo Edson Martins Vieira, o coordenador de suprimentos da Fibria, Luis Carlos Felippe, o coordenador de suprimentos da Bemis, Joaquim Neto, a coordenadora de sustentabilidade da Sitrel, Laís Rebucci, o secretário municipal de Desenvolvimento de Três Lagoas, Antonio Empke, o secretário municipal de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo, Diógenes Marques, e o diretor municipal de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo, Rogério dos Santos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.