Participação no congresso reforça o compromisso do hospital com a formação médica, a pesquisa científica e a melhoria do cuidado ao paciente
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS/Ebserh), marcou presença no XV Congresso Brasileiro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e no VII Congresso Catarinense de Neurologia, realizados entre os dias 9 e 11 de outubro, em Florianópolis (SC). Os eventos, de grande relevância para a área neurológica no cenário nacional, reforçaram o papel do Humap como um dos principais centros de pesquisa clínica em neurologia vascular do Centro-Oeste.
Durante o congresso, profissionais e acadêmicos do hospital apresentaram resultados de estudos científicos desenvolvidos na instituição, consolidando o compromisso do HU com a produção de conhecimento e a inovação em saúde.
O chefe do Serviço de Neurologia e coordenador do Grupo de Estudos em Neurologia de Mato Grosso do Sul (GENeuMS), Gabriel Pereira Braga, participou do evento ao lado de integrantes da equipe multiprofissional da Linha de Cuidado ao AVC e dos acadêmicos Lucas Blanco Insabralde da Luz Silva e Amanda Boutrik.
O grupo representou o GENeuMS, que conduz estudos multicêntricos de grande impacto, como Oceanic-Stroke, Optimal Stroke, Resilient Extend-IV, DOAC-CVT e ARTEMIS-Brasil, com repercussão nacional e internacional.
“Esses projetos investigam questões críticas do cuidado ao AVC no Brasil, como seleção de pacientes para trombólise em janela estendida, controle pressórico em emergência e acesso equânime a terapias avançadas e a nossa participação demonstra maturidade institucional e competência operacional do hospital para conduzir pesquisa clínica de forma ética, estruturada e sob rigor metodológico”, afirmou Gabriel.
O especialista acrescentou que esses estudos elevam o padrão de cuidado, melhoram decisões terapêuticas, ajudam a otimizar recursos e tornam o Humap um ambiente de aprendizado contínuo e integrado com a inovação. Durante o congresso, ele ministrou ainda a palestra “Melhores práticas na gestão de Unidades de AVC” e atuou como examinador na prova prática nacional de Neurossonologia (ABN/WFN).
Apresentações
Os acadêmicos do Humap também tiveram participação ativa na programação científica. A estudante Amanda Boutrik apresentou o trabalho “Extended-window thrombolysis for acute ischemic stroke: a systematic review and single-arm meta-analysis of advanced versus basic neuroimaging for patient selection”, uma revisão sistemática sobre a necessidade de exames de neuroimagem avançada para o tratamento de pacientes com AVC isquêmico em janela estendida.
Já Lucas Blanco Insabralde da Luz Silva apresentou o estudo “Impacto do uso da terapia combinada esmolol e nitroprussiato na redução do tempo até controle pressórico em AVC agudo”, que avaliou uma nova estratégia para o manejo da pressão arterial na fase aguda do AVC.
Para a equipe, o envolvimento em congressos como este representa uma oportunidade de troca de experiências e atualização científica, contribuindo para o aprimoramento das práticas assistenciais e para a consolidação da instituição como referência em neurologia vascular.
“A manutenção desse ambiente de pesquisa só é possível graças à atuação integrada da gestão de Ensino e Pesquisa, do serviço de Neurologia e do GENeuMS, consolidando um modelo sustentável de desenvolvimento científico dentro de um hospital público universitário vinculado ao SUS”, concluiu Gabriel.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.



















