HU-UFGD recebe presidente da EBSERH em dia de visita técnica e reuniões promissoras

General Oswaldo de Jesus Ferreira, Presidente da EBSERH, esteve nesta quarta-feira no HU-UFGD – Divulgação

O General Oswaldo de Jesus Ferreira, Presidente da Rede EBSERH, foi recebido na manhã de quarta-feira, 4 de março, no Hospital Universitário (HU-UFGD), para cumprir uma agenda que perdurou até o fim da tarde.

O motivo da ilustre presença foi a realização de uma visita técnica ao HU-UFGD, incluindo as obras da Unidade da Mulher e da Criança.

No período da manhã, um auditório lotado recepcionou o presidente, que compôs mesa ao lado da Reitora, Prof.ª Mirlene Damázio, juntamente ao Secretário de Estado de Saúde de MS, Geraldo Resende Pereira; ao Superintendente do HU-UFGD, Alisson Henrique do Prado Farinelli e à Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof.ª Silvia Aparecida Oesterreich. O Vice-Reitor, Luciano Geisenhoff, Pró-Reitores, gerentes, servidores e alunos também prestigiaram o evento, ocupando todas as cadeiras do auditório do HU, tornando a recepção ainda mais agradável.

A Prof.ª Silvia Aparecida fez a abertura do evento com uma fala emocionada. “É com incontida alegria que após um período tão conturbado na Universidade, chegamos a este momento; reunião com os representantes dos três segmentos: Reitoria, Faculdade de Ciências da Saúde e HU, alinhados em um único objetivo, a priorização do ensino no Hospital Universitário. Sonho acalentado a tanto tempo, parecendo tão distante, e hoje, tornando-se realidade”.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, falou sobre a emoção de estar no evento e não economizou elogios aos novos espaços do Hospital Universitário. “Tenho certeza que o senhor, presidente da EBSERH, sairá daqui impressionado, principalmente pela perspectiva do que virá (referindo-se à construção da Unidade da Mulher e da Criança), por ser uma obra emblemática e de profundo significado”, disse.

Reforçando a fala da Diretora da FCS, o Superintendente do HU-UFGD, Alisson Farinelli, falou sobre a bem-sucedida trajetória do Hospital e reconheceu a excelência de suas práticas assistencialistas, mas salientou a importância de se transformar o HU-UFGD em um Hospital-Escola. “É nítida a evolução do HU desde a entrada da EBSERH até os dias de hoje. Muito já foi feito, mas ainda há grandes desafios a serem enfrentados e torná-lo um local que ofereça não somente assistência, mas também ensino e pesquisa, é um deles”, disse.

Dando continuidade ao assunto, seguiu-se a fala da Reitora, Profª. Mirlene Damázio: “desde o início foi este o desafio colocado ao superintendente: o de tornar este hospital, um Hospital-Escola. O nosso hospital tem que se dedicar ao ensino, pesquisa e extensão, sem diminuir nada desta excelência na assistência. Tudo o que fazemos aqui é para que tenhamos profissionais médicos bem qualificados para atender nossa região e os quatro cantos deste país. Queremos que nossos egressos tenham orgulho em ter feito a graduação na Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD e terem tido a oportunidade de fazer seu estágio e residência médica no HU da Universidade Federal da Grande Dourados. Que o HU-UFGD se transforme em um dos melhores Hospitais-Escola deste país”.

Sobre o mesmo contexto iniciou a fala do Presidente da EBSERH, Gen. Oswaldo Ferreira: “nós estamos vinculados ao Ministério da Educação (MEC) para cumprir uma missão de apoio à formação profissional. Isso traz um benefício excepcional, que é prestar uma assistência para um segmento importante da sociedade que depende de atendimento pelo SUS. Mas tem que haver equilíbrio entre essas áreas e vamos buscá-lo mediante os subsídios que levantamos para priorizar as demandas de ensino, pesquisa e extensão”, destacou.

Sobre as obras, disse estar empenhado para que sejam concluídas com brevidade. “Hoje em dia, vemos iniciativas, mas não vemos ‘acabativas’”, brincou, “… e a pior obra é a inacabada”.

O presidente encerrou a cerimônia de recepção com um elogio à atual gestão da UFGD, em especial à atuação da Reitora Pro tempore. “Tenho admiração pela sua coragem em trazer para si a responsabilidade em conduzir uma Universidade Federal. Meus parabéns pela missão que abraçou”, finalizou sob os aplausos da plateia, encerrando o evento de recepção da parte da manhã.

Na sequência, fez uma visita técnica guiada pelo Chefe de Divisão de Logística e Infraestrutura do HU-UFGD, Thiago Augusto Betiati, às obras dos Blocos A e B, da Unidade da Mulher e da Criança. A visita aconteceu em todos os pavimentos onde lhe foram explicados o que será implantado nos locais, após a conclusão das obras.

A outra parte da agenda prevista foi dedicada a uma séria de reuniões, que encerraram-se somente no final da tarde, para tratar de assuntos administrativos junto a Superintendência e Governança. O feedback foi bastante positivo, onde os laços entre a Presidência da EBSERH e o HU-UFGD foram ainda mais estreitados, no sentido de se trabalhar em conjunto na busca pelos objetivos propostos.