Grupo esteve no HU-UFGD na tarde desta quarta-feira, 29 - Divulgação
Grupo esteve no HU-UFGD na tarde desta quarta-feira, 29 – Divulgação

A entidade possui um banco de materiais ortopédicos e disponibilizou três cadeiras voltadas ao atendimento de pacientes com mobilidade reduzida

Na tarde de quarta-feira (29), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) recebeu a visita de um grupo de integrantes do Rotary Club Dourados Guaicurus, organização sem fins lucrativos que esteve na instituição para a entrega de três cadeiras de banho voltadas ao atendimento de pacientes com mobilidade reduzida.

A recepção das doações foi feita pela superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda, e pelo gerente administrativo do hospital, Paulo César Nunes da Silva, que ressaltaram a importância de ações como esta para a melhoria da assistência prestada ao usuário.

“Por se tratar de itens utilizados com grande frequência, a deterioração é mais rápida, havendo sempre a demanda por materiais novos”, afirma a superintendente, lembrando que uma das vocações do HU-UFGD é o atendimento de pacientes que necessitam de tratamento intensivo e/ou cirúrgico e exigem cuidados especiais por conta da mobilidade reduzida.

O presidente do Rotary Club Dourados Guaicurus, Djairo Fernando, explica que a entidade tem como foco o trabalho em prol de pacientes acometidos pela poliomielite e outras deficiências, e, desde 2001, realiza a compra e a doação de materiais ortopédicos como cadeiras de rodas e de banho.

Por meio de eventos e parcerias junto à comunidade, o grupo angaria fundos para adquirir os produtos, que são, posteriormente, doados a instituições como hospitais, lares de idosos e de pessoas com necessidades especiais, e também a pessoas que necessitam dos materiais, mas não dispõem de recursos financeiros.

Funcionalidades

O enfermeiro assistencial da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU-UFGD, Jaciel de Oliveira, explica que a cadeira de banho é um item hospitalar de grande importância para as rotinas de cuidado ao paciente, garantindo, além de melhor locomoção, sua segurança. Ela é usada para o banho e a ida ao banheiro de pessoas com risco de queda, mobilidade limitada ou que estão passando por longos períodos de internação.

Como possui rodas, é utilizada para deslocar o paciente até o banheiro, de forma que ele fique seguro durante o banho e as necessidades fisiológicas, já que se acopla à bacia sanitária. Conta com freios na frente, para quando há necessidade de manter a cadeira imóvel, e assento com abertura frontal, para facilitar a higiene das partes íntimas.