O evento promove escuta e valorização de conhecimentos originários – Divulgação/HU

Na manhã desta terça-feira, 8 de abril, o auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), foi palco de um momento de partilha e conexão com a ancestralidade, durante o “Encontro na Voz da Nhandesy Tereza”, organizado pelo Comitê de Saúde Indígena da instituição.

O evento, realizado das 8h às 12h, reuniu profissionais de saúde, estudantes, lideranças indígenas, gestores e comunidade em geral para ouvir e aprender com a sabedoria de Nhandesy Tereza, uma das referências espirituais e culturais do povo Guarani-Kaiowá.

Ao longo da manhã, Nhandesy Tereza compartilhou saberes tradicionais relacionados à saúde, espiritualidade e à forma como os povos indígenas compreendem o cuidado com a vida, fortalecendo o diálogo intercultural no contexto do SUS e promovendo a valorização dos conhecimentos ancestrais nos espaços institucionais.

A atividade também reforçou o compromisso do HU-UFGD, enquanto hospital universitário da Rede Ebserh, com a atenção integral à saúde indígena e com a escuta ativa de vozes historicamente invisibilizadas. A programação foi transmitida on-line, e está disponível no final da matéria.

Estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, professor Dr. Jones Dari Goettert, e o superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, que reforçaram em suas falas o papel do hospital como espaço de diálogo, inclusão e respeito à diversidade cultural. Ambos destacaram a importância da escuta ativa das comunidades indígenas e do fortalecimento de ações que promovam a equidade no cuidado em saúde.

Segundo os organizadores, o encontro representa um passo importante na construção de pontes entre os saberes tradicionais e científicos, e na promoção do respeito à diversidade étnica e cultural no cuidado em saúde.

A ação integra as atividades desenvolvidas pelo Comitê de Saúde Indígena do HU-UFGD, que atua em articulação com a comunidade, instituições públicas e movimentos sociais para garantir equidade e acolhimento no atendimento aos povos originários.

Sobre a Ebserh

O HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.