Hospital Regional de Ponta Porã promove palestra alusiva ao Novembro Azul

Saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata foi o tema da ação; a unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

Palestra em prol da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata foi nesta quarta-feira – Assessoria

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, realizou na última quarta-feira (20/11) palestra em prol da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, movimento mundial que acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“Apresentamos para os colaboradores as causas que levam até o câncer de próstata, outras doenças e como evitá-las. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. Acreditamos que a prevenção é o melhor tratamento e que temos que olhar para a saúde do homem e alertá-lo de forma que ele consiga ver a importância dessas medidas de prevenção”, pontuou o enfermeiro Welton Fernando Rego Vieira.

A palestra foi voltada aos colaboradores e teve intuito de estimular a prática de hábitos saudáveis, como manter alimentação saudável e equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, manter peso saudável e praticar regularmente atividades físicas.

Doença – O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença é confirmada após biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que são prescritos por um médico especialista. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 68.220 novos casos surgiram em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.