Palestra, orientações sobre autoexame e coleta de preventivo integraram iniciativas da campanha na unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), promoveu na última quarta-feira (16/10) palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A atividade integrou as ações da Campanha Outubro Rosa e orientou os colaboradores sobre detectação precoce, diagnóstico e tratamento do câncer. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Iniciamos a Campanha Outubro Rosa, promovendo o exame preventivo de câncer de colo de útero para nossas colaboradoras, em horários alternados para que todas pudessem realizar. Durante todo o mês estão programadas educação permanente em saúde, palestras e rodas de conversa voltadas para prevenção do câncer de mama e colo de útero. Nosso intuito é prevenir e estimular que nossos colaboradores compartilhem o conhecimento com nossos pacientes e acompanhantes”, ressaltou a Gerente de enfermagem, Edna Cândido.

Diagnóstico precoce – O médico ginecologista e obstetra, Juscelino Teotonio, explicou durante a palestra a importância da detecção precoce do câncer. “O objetivo da detecção de lesões pré-cancerígenas, quando ainda localizadas no órgão de origem, sem invasão de tecidos vizinhos ou outras estruturas, é ampliar as chances de tratamento e cura. O rastreamento da doença viabiliza a identificação de indivíduos que têm a doença, mas que ainda não apresentam sintomas”, destaca.

Durante o evento também houve roda de conversa entre os colaboradores sobre os mitos e verdades das causas do câncer. A enfermeira obstetra Marilia Leite conduziu a atividade e tirou as dúvidas dos participantes.

A programação segue com palestras semanais sobre o autoexame e prevenção de câncer de mama, colo de útero e coleta de exame preventivo (Papanicolau) para as colaboradoras da unidade até o dia 30 de outubro.