Home Saúde Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados é referência em cirurgias de...

Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados é referência em cirurgias de ombro e joelho por vídeo

Unidade, referência para 33 cidades, é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

Cirurgia no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados – Divulgação

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (HRCGD), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, é destaque para 33 municípios da macrorregião de Dourados em procedimentos por vídeo. Durante o último mês foram realizadas doze videoartroscopias, cirurgias de ombro e joelhos. O procedimento é realizado por um cirurgião ortopédico.

“Atualmente somos o único hospital SUS da macrorregião de Dourados que realiza tais procedimentos por vídeo. Temos aqui na unidade equipamentos de ponta e cirurgiões especializados para realizar essas cirurgias por vídeo de forma segura, proporcionando uma recuperação mais rápida aos pacientes”, destacou o diretor-técnico, Diego Romeiro.

Por mês, são realizadas cerca de doze cirurgias por videoartroscopia e 208 cirurgias em diversas especialidades. A unidade possui um corpo clínico com 50 médicos e mais 60 funcionários.

O médico cirurgião ortopédico, Leandro Mamede Mahmoud, explica que o procedimento é indicado para tratar lesões nas articulações. “Com um equipamento chamado artroscópio, é possível olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, ligamentos, cartilagem e outras estruturas. Os procedimentos por vídeo de ombro e joelho são menos invasivos, cicatriz cirúrgica praticamente imperceptível, menores riscos de infecção e dor no pós-operatório, o que facilita na reabilitação e recuperação do paciente”, afirmou.

Lucinete Aparecida Lopes, 49 anos, moradora da cidade de Fátima do Sul, distante 42 km de Dourados, foi submetida ao procedimento de vídeoartroscopia no ombro. “Operaram meu ombro direito, um procedimento rápido e com corte pequeno. Minha recuperação, também foi rápida e logo iniciei as sessões de fisioterapia. A equipe foi atenciosa o tempo todo e o hospital me passou segurança para realizar a cirurgia”, contou.

Sair da versão mobile