Hospital Dia Esterina Corsini celebra 22 anos como referência no tratamento humanizado de HIV/AIDS em MS

Hospital Dia Esterina Corsini atende cerca de 400 pacientes por mês com equipe multiprofissional especializada – Divulgação

O Hospital Dia Esterina Corsini completou 22 anos nesta sexta-feira (10), consolidando-se como referência no atendimento especializado a pessoas com HIV/AIDS em Campo Grande e em municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais, a unidade atende, em média, 400 pacientes por mês, oferecendo desde internações até cuidados ambulatoriais e exames especializados.

“A celebração destes 22 anos vai muito além de números. É a demonstração do comprometimento diário com a saúde da população e com o tratamento humanizado, sem estigmas ou discriminação. Nosso objetivo é continuar sendo uma referência, não apenas em assistência, mas também em ensino e pesquisa”, ressaltou a superintendente do Humap-UFMS, Andréa Lindenberg.

Durante a programação, que ocorreu na recepção interna do hospital, foram apresentados momentos históricos da instituição por meio de uma exposição de fotos, além de depoimentos de pacientes sobre o impacto positivo do tratamento em suas vidas. Houve também um momento ecumênico, celebrando a humanização no cuidado.

Para a chefe do Hospital Dia Esterina Corsini, Vânia da Silva Reis, a data representa um marco na história da unidade e um momento de valorização dos profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado com o outro.

“São 22 anos de compromisso com o acolhimento, com a escuta e com o cuidado integral às pessoas que convivem com o HIV. Mais do que um serviço de saúde, o Hospital Dia é um espaço de afeto, esperança e reconstrução de vidas. Essa celebração é para agradecer aos nossos colaboradores, pacientes e familiares que caminham conosco todos os dias”, destacou Vânia.

Durante a solenidade de homenagens, os seguintes colaboradores receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho dedicado ao hospital:

  • Técnico de Enfermagem: Luiz José Gonçalves
  • Enfermeira: Adriana Carla Garcia Negri
  • Médica infectologista docente: Anamaria Melo Miranda Paniago
  • Médico infectologista: Minoru German Higa
  • Psicóloga: Terezinha Alcântara da Silva

O Hospital Dia Esterina Corsini realiza, em média, 50 internações por mês, além de cerca de 900 exames laboratoriais, incluindo punções sanguíneas, aspirados de medula óssea, punções lombares, biópsias e testes tuberculínicos. O serviço também atua na prevenção do agravamento dos pacientes, evitando internações desnecessárias e contribuindo para a redução da sobrecarga do sistema hospitalar.

Além da assistência, o hospital é um importante campo de ensino, recebendo acadêmicos, residentes e profissionais de diversas áreas da saúde, promovendo estágios, intercâmbios internacionais e pesquisas científicas.

Ao final do evento, pacientes, familiares e colaboradores participaram de um momento de confraternização com café da manhã, reforçando o espírito de integração, gratidão e compromisso do Hospital Dia Esterina Corsini com a saúde e o bem-estar da comunidade.

“Venho ao Hospital dia é desde 2013, onde faço o meu tratamento, onde faço todo o processo, tudo que vocês sabem, né? Aqui eu sou bem-tratada desde as meninas da limpeza, da recepção, da farmácia, dos técnicos, dos enfermeiros, principalmente dos médicos, né? Eu também criei uma certa amizade, uma Drica, que eu guardo assim no coração, maravilhosa, feliz, não é? Então, assim, eu sou uma mulher trans, né? E hoje eu já sofro preconceito. Aí, vivendo com o HIV AIDS, é bem mais complicado, bem mais complicado. Aqui não, aqui eu me sinto bem tranquila, aqui eu sou muito recebida com carinho, com sorriso, então isso faz bem para mim”, relatou a paciente Júlia Alves.

Outro paciente do Hospital Dia também fez um depoimento em que disse: “Eu quero agradecer a todos que passaram. Desde 2013, muitos médicos já saíram; Todos estão me acompanhando, os enfermeiros, técnicos. Então eu vou agradecer a todos. E eu sei que eu vou continuar o meu tratamento aqui até  pro resto da minha vida. Eu quero agradecer muito o Hospital Dia e a todos que me acompanharam e vão me acompanhando aqui. Por fim, muito obrigada a todos”.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.