GP da Bélgica: Hamilton faz a 68ª pole na carreira e iguala Schumacher

Lewis Hamilton já tem o nome marcado na história da Fórmula 1, e neste sábado, na Bélgica, o inglês alcançou mais uma marca importante em sua carreira. Com uma volta rápida de 1m42s553, o tricampeão mundial conquistou sua 68ª pole position, sétima na temporada, e igualou Michael Schumacher com o piloto com o maior número de poles na história da categoria máxima do automobilismo mundial. Na briga intensa pelo título, Sebastian Vettel colocou a Ferrari em segundo lugar, 0s242 atrás do rival da Mercedes.

A segunda fila do GP da Bélgica será formada pela dupla finlandesa, com Valtteri Bottas em terceiro e Kimi Raikkonen em quarto. Correndo com grande apoio da torcida local, Max Verstappen sairá em quinto, seguido de seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo, em sexto. Nico Hulkenberg superou problemas com a Renault no Q2 e classificou em sétimo, enquanto Jolyon Palmer colocou o outro carro da equipe francesa na décima posição. A dupla da Force India completa o Top 10, com Sergio Pérez em oitavo e Esteban Ocon em nono.

Q1

A primeira parte do treino classificatório começou com um revezamento entre Mercedes e Ferrari nas quatro primeiras posições. Hamilton então assumiu a ponta com o tempo de 1m44s184, seguido muito de perto por Vettel, com o alemão apenas 0s091 atrás. Correndo “em casa”, Verstappen se intrometeu entre as duas equipes que brigam pelo título, anotando a terceira melhor marca: 1m44s535. Destaque negativo para a dupla da Williams, que não conseguiu passar para o Q2, com Massa em 16º e Stroll em 18º.

Eliminados no Q1

16 Felipe Massa
17 Daniil Kvyat
18 Lance Stroll
19 Marcus Ericsson
20 Pascal Wehrlein

Q2

Hamilton repetiu o bom desempenho do Q1 e anotou mais uma vez a melhor volta rápida: 1m42s927, com Bottas em segundo. Desta vez, porém, Raikkonen foi a Ferrari mais próxima do inglês, 0s773 mais lento, em terceiro. Verstappen veio em quarto, e Vettel em uma modesta quinta colocação. A grande surpresa foi a presença de Palmer entre os dez primeiros, na sétima colocação com o tempo de 1m44s685, enquanto o companheiro de equipe Hulkenberg foi o nono.

Eliminados no Q2

11 Fernando Alonso
12 Romain Grosjean
13 Kevin Magnussen
14 Carlos Sainz Jr.
15 Stoffel Vandoorne

Q3

O Q3 começou com uma impressionante falta de sorte para Palmer, que abandonou o treino logo no início graças a um problema no câmbio da Renault. Na briga pela pole position, Hamilton não deu a mínima chance para os rivais, conquistando o primeiro lugar no grid com o tempo de 1m42s553. Vettel dividirá a primeira fila com o principal rival na briga pelo título, enquanto Bottas sai em terceiro e Raikkonen em quarto. Na terceira fila ficaram os carros da RBR, sendo Verstappen o quinto e Ricciardo o sexto.

Do Globo Esporte