Governo Maduro fecha fronteira com Colômbia

Caminhões com ajuda já partiram de Boa Vista, em Roraima

Militares venezuelanos bloqueiam fronteira com a Venezuela – Foto: ANSA

O regime de Nicolás Maduro ordenou o fechamento da fronteira da Venezuela com a Colômbia, com o objetivo de evitar a entrada de ajuda humanitária no país.

 A medida foi anunciada pela vice-presidente Delcy Rodríguez e inclui o bloqueio de três pontes fronteiriças: Simón Bolívar, Unión e Santander, os principais acessos terrestres ao território venezuelano.

O autoproclamado presidente Juan Guaidó estabeleceu para este sábado (23) a data para entrada de ajuda humanitária no país a partir de Cúcuta, na Colômbia, e Roraima, no Brasil, mas o regime chavista diz que não permitirá o acesso dos comboios.

Nos últimos dias, Maduro já havia ordenado o fechamento da divisa brasileira e das fronteiras aéreas e marítimas com Aruba, Bonaire e Curaçao, no Caribe. Apesar disso, dois caminhões venezuelanos com ajuda humanitária já partiram de Boa Vista, capital de Roraima, em direção à fronteira.

Os veículos iniciaram sua viagem por volta de 6h50 da manhã e são escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na última sexta-feira (22), confrontos do lado venezuelano da fronteira deixaram dois mortos.

Da AnsaFlash