GMA intensifica ações de prevenção ao descarte irregular de resíduos sólidos

A Guarda Municipal Ambiental (GMA) tem constantemente atuado na proteção do meio ambiente e intensificado ações principalmente na prevenção ao descarte irregular de resíduos sólidos. Diariamente as equipes da GMA visitam pontos mapeados onde a população e até mesmo empresas tem realizados os descartes irregulares. São encontrados nos locais diversos tipos de resíduos, como entulhos, galhos, sofás e guarda roupas velhos, matérias plásticos, que causam danos ao meio ambiente e saúde pública.

De janeiro a abril de 2021 a GMA autuou 35 infratores pela prática de destinação irregular de resíduos (lixo) em Área Urbana do município de Dourados, cujo montante em multas atingem R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais).

Recentemente uma equipe da Guarda Municipal Ambiental (GMA), em atendimento a uma denúncia ambiental, realizou a fiscalização de uma empresa de Transporte Rodoviário de Cargas e Terraplenagem, localizada na área urbana de Dourados. Durante a fiscalização os agentes da GMA constataram as irregularidades, bem como a armazenagem em local inadequado. Além disso, flagraram a queimada desses resíduos. O proprietário foi autuado e multado em R$ 5.000,00. Devendo providenciar a destinação ambiental adequada aos resíduos lançados.

Orientações sobre o descarte de resíduos

O descarte de resíduos em local desprovido de licença ou autorização ambiental configura infração administrativa, assim como sua queima e a Guarda Municipal Ambiental em parceria com IMAM tem intensificado as ações de fiscalização como forma de proteção ao meio ambiente.

As empresas ou pessoas físicas deverão dar destinação adequada aos seus resíduos, já que Dourados possui atualmente três pontos para recebem esses materiais. O ECOPONTO na Via Parque na região da Vila Cohab II, no Bairro Parque do Lago na Rua Lindalva Marques e um Terceiro próximo ao residencial ROMA I, na Rua Tibres, podendo ser entregues até 2m³ de resíduo. Em caso de dúvidas referentes a destinação adequada dos resíduos as pessoas poderão entrar em contato no telefone (67) 3428-4970 e as Denúncias ambientais podem ser realizadas através dos telefones 153 e 199.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.