
O Grupo Especial de Inspeção de Voo (Geiv) reprovou uma das cabeceiras da pista do Aeroporto Regional de Dourados, Francisco Pereira de Matos, durante uma vistoria realizada na semana passada. A análise apontou problemas em um dos equipamentos essenciais para a segurança das operações.
A cabeceira 24 foi reprovada devido ao mau funcionamento do sistema Papi (Precision Approach Path Indicator), um conjunto de luzes utilizado para auxiliar os pilotos na aproximação e no pouso das aeronaves. De acordo com o relatório, os refletores do Papi não atingiram o nível de brilho necessário para atender aos padrões de segurança exigidos.
Por outro lado, a cabeceira 06, a mais utilizada para pousos e decolagens no aeroporto, foi aprovada sem qualquer ressalva. Isso permite que o aeródromo continue operando, mas exclusivamente para voos privados e com restrições informadas aos pilotos pelos controladores de tráfego aéreo.
Dessa forma, o aeroporto, localizado na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, segue impedido de retomar voos comerciais, suspensos há mais de três anos. Enquanto isso, os pousos e decolagens acontecem de forma limitada, utilizando apenas a cabeceira aprovada.
A prefeitura de Dourados e a Infraero agora terão que substituir o equipamento defeituoso e aguardar uma nova vistoria da Força Aérea Brasileira (FAB). A situação deve adiar ainda mais a reabertura do aeródromo para voos comerciais, frustrando as expectativas de retomada do serviço essencial para a região.