Ampliação dos polos foi decidido após uma reunião entre a direção da FUNED e a coordenadora do projeto – Foto: Waldemar Gonçalves – Russo

A Prefeitura de Dourados por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), que já desenvolve o projeto “Primeiro Passo – Caminhada Orientada” em dois polos distribuídos em regiões diferentes do município e que é comandado pela profissional em educação física Elizete Ferreira Gomes de Souza, a partir do próximo dia 13 de janeiro estará ampliando em mais dois locais, porém no horário vespertino para atender a comunidade.

O projeto funciona em parceria entre a FUNED e a SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) nos dias de segunda e quarta-feira, das 7h às 8h30, no Parque do BNH 1º Plano, e terça e quinta-feira na praça do bairro Parque Alvorada, e têm como objetivo fazer com que as pessoas tenham uma vida saudável e ao mesmo tempo possam combater o sedentarismo e manter uma convivência em grupo, estará também sendo desenvolvido no ano que vem no Parque Antenor Martins, no grande Jardim Flórida e também no Parque Ambiental Rego D’Água Primo Fioravante Vicente, que está localizado na região sul da cidade.

A decisão de ampliar o projeto partiu após uma reunião entre o atual diretor/ presidente da autarquia municipal de esportes Daniel Fernandes Rosa e Jânio César Amaro, diretor de esportes com Elizete de Souza, coordenadora das atividades.

Local e horário

Na reunião, Elizete de Souza, que é lotada na SEMAS, ficou definido que nos dias de segunda e nas quarta-feira as atividades do projeto serão realizadas das 17h30 às 19h no Parque Antenor Martins, e nas terça e quinta-feira no Parque Ambiental Rego D’Água Primo Fioravante Vicente.

Esse trabalho é aberto para todas as faixas de idade, e a pessoa interessada basta chegar em um dos polos, se apresentar à coordenadora e participar das atividades que consiste em orientar em exercícios específicos para caminhadas, ginásticas e alongamentos.

O diretor de esportes, Jânio Amaro, explica que o projeto já vem obtendo grande resultado e hoje são atendidas em média 190 pessoas. “O objetivo da prefeita Délia Razuk por meio da FUNED é o de levar atividades saudáveis a um número cada vez maior de pessoas e com a criação destes mais dois polos, com certeza deveremos ultrapassar a marca de 600 pessoas atendidas”, disse ele.

Já Daniel Rosa conta que já ordenou a elaboração do calendário esportivo para o ano que vem da FUNED e que espera movimentar o esporte douradense quer seja no coletivo ou no individual. “Vamos incrementar o esporte em 2020 e esperamos que possamos movimentar em todas as modalidades, em especial aquelas que reúnem o maior número de participantes tanto para as crianças, adolescentes e também para os idosos”, concluiu ele.