Funcionários do Hospital Regional de Ponta Porã recebem treinamento sobre o uso de proteção auditiva

Treinamento foi ministrado pela fonoaudióloga Isabela Pini, da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Ponta Porã – Divulgação

Colaboradores de três setores do Hospital Dr. José de Simone Netto receberam treinamento sobre os cuidados com o ouvido, audição e o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI). O treinamento foi ministrado no Hospital Regional pela fonoaudióloga Isabela Pini, da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do município de Ponta Porã.

Durante a palestra, realizada na terça-feira (23), foram abordados temas como a prevenção e a importância do uso correto do plug e abafadores de som, que fazem parte do EPI. Esses aparelhos devem ser usados por funcionários que são expostos a ruídos constantes, como é o caso dos que trabalham nos setores da lavanderia, hotelaria e manutenção do hospital.

A fonoaudióloga explicou sobre como manusear de forma correta o protetor de ouvido e a importância dele na prevenção de doenças. “Nosso objetivo é orientar e prevenir. O maior intuito é conscientizá-los do uso do equipamento de proteção já que, infelizmente, a maioria dos funcionários não dão valor a esse tipo de equipamento”, ressaltou.

Também foi explicado sobre como realizar a limpeza dos protetores auriculares, e as possíveis doenças que podem ser causadas pela falta do uso da proteção em ambientes com ruídos.  “O uso correto dos protetores auxilia na preservação da audição a curto, médio e longo prazo. Mas é bom estar atento a higienização do mesmo. Não é recomendado misturar o protetor com as roupas sujas ou deixar eles expostos a poeira. Se possível coloque um marcador, para cada canal auditivo”, orientou Isabela.

A camareira Adriane Froes, que trabalha próximo a ruídos de máquinas na lavanderia do Hospital Regional, participou do treinamento. “Gostei muito das orientações, foram bem esclarecedoras. É muito importante cuidarmos da saúde dos nossos ouvidos e com certeza vai nos ajudar a prevenir e preservarmos a nossa audição”, contou.

“Tudo é válido numa palestra de grande importância como essa. Principalmente para nós que trabalhamos o todo tempo com ruídos durante as manutenções. Pudemos aprender como cuidar melhor da nossa saúde e evitar danos no futuro”, comentou Leabiu Araújo, do serviço de manutenção de equipamentos médicos.

A fonoaudióloga ainda alertou que os profissionais devem usar a proteção auricular sempre durante o trabalho, e não apenas de vez esporadicamente.

“Essa conscientização é muito importante, pois uma vez perdida a audição, não tem volta, então é melhor se prevenir”, concluiu.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.