Ex-presidente da Sanesul é pré-candidato a uma cadeira da Câmara dos Deputados pelo PP

O ex-diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, disse na manhã desta terça-feira (7), durante entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação, que foi convidado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para um novo desafio em sua trajetória pública, que é concorrer a uma cadeira da Câmara dos Deputados nas eleições de 2 de outubro.
Filiado ao PP (Progressistas) no começo de abril, o advogado douradense é pré-candidato na chapa a ser encabeçada pelo ex-secretário Eduardo Riedel (PSDB), ao Governo do Estado, e pela deputada federal e ex-ministra, Tereza Cristina (PP-MS), ao Senado.
Ele contou que o convite surgiu após a sua reconhecida gestão à frente da Sanesul, companhia que é referência em saneamento básico no Brasil.
“O governador Reinaldo Azambuja, no fim do ano, me chamou e me convidou para um desafio. Mostrou um cenário bastante positivo. Eu procurei a ministra Tereza Cristina, com a qual já trabalhei em outras campanhas políticas, e me filiei ao PP, que é o partido dela e, com toda tranquilidade, estou percorrendo os nossos municípios para prestar contas dos serviços feitos em nossa gestão”, disse.
Filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Benedito Carneiro, o progressista faz pré-campanha com apoio de várias lideranças políticas, entre as quais, o vice-governador Murilo Zauith (União Brasil), deputados estaduais Zé Teixeira (PSDB), Barbosinha (PP), Londres Machado (PP) e Mara Caseiro (PSDB).
Vários prefeitos e vereadores, além de ex-gestores, também aderiram a sua pré-campanha em todo estado. Grupos de amigos e apoiadores reforçam a caminhada do ex-digente rumo a Brasília.
Antes de atuar na Sanesul, Walter Carneiro Júnior se reportou, na entrevista, aos cargos que exerceu anteriormente, incluindo quatro anos no Congresso Nacional, na Comissão de Orçamento, durante mandato do então deputado federal Murilo Zauith, e como chefe de gabinete dele quando vice-governador no governo André Puccinelli; secretário de Fazenda de Dourados, além de presidente do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul).
“No primeiro mandato do governo Reinaldo eu trabalhei junto a Governadoria, na parte da Consultoria Técnica Legislativa, trabalhando com os expedientes internos burocráticos daquele órgão e no segundo mandato tive a honra de desenvolver um bom trabalho à frente da Sanesul”, acrescentou.
Gestão
O pré-candidato do PP lembrou, na entrevista, que teve a oportunidade de desenvolver um grande trabalho nos 68 municípios atendidos pela estatal por determinação do governador Reinaldo Azambuja, incluindo os sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, onde estão sendo investidos mais de R$ 527 milhões.
“Em todas as cidades, nós fizemos melhorias no sistema de abastecimento de água para garantir segurança hídrica para a população, uma água tratada, de qualidade, e ser também protagonista de um projeto inédito em Mato Grosso do Sul, que nos enche de muito orgulho, uma forma de demonstrar uma gestão eficiente, moderna, inovadora. Ela faz a diferença em qualquer lugar que você esteja. Nós consolidamos a primeira PPP (Parceria Público-Privada) da história de Mato Grosso do Sul, isso é um marco muito importante para nós, porque nós buscamos recursos do setor privado para serem investidos em um projeto de sistema público”, reforçou.
Além da área do saneamento, Walter Carneiro Júnior disse que em Brasília deseja continuar defendendo os interesses dos municípios, e atuar nas discussões em torno do agronegócio, que é a principal vocação do Estado, e na geração de emprego e renda.