Mais de 1000 profissionais participaram diariamente das ações no Teatro Municipal de Dourados – Foto: Semed

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Dourados deu início à formação continuada com ênfase ao perfil do profissional de Educação Infantil. A abertura da capacitação ocorreu no Teatro Municipal, nos dias 30 e 31 de julho, e programação seguirá até novembro, por meio da plataforma EAD/Semed.

Mais de 1000 profissionais participaram da capacitação por dia no teatro. “Pensamento, linguagem e desenvolvimento na Educação Infantil” foi a ênfase abordada pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo César Paes Duarte.

Claudia Noda, coordenadora da Educação Infantil, destacou que Duarte mostrou uma análise do tema a que se propôs, com base em levantamentos e envolveu os profissionais no debate.

Foi debatido ainda com os profissionais o tema “Formações continuadas-2017/2020”, além de outros temas.

A atividade contou com apresentações culturais conduzidas pelo professor Alisson Pessoa, contação de histórias em parceria com profissionais da Biblioteca do Sesi, Jardim Flórida, além de dinâmicas e brincadeiras elaboradas por Marcel Borba e Douglas Sauda.

A formação terá sequência via plataforma EAD, desenvolvida pelo NTEM/Semed. Dentre os objetivos principais ao longo da atividade estão: contribuir na discussão sobre o perfil do profissional de Educação Infantil (Pedagogo, Libras, Arte e Educação Física, Apoio/Auxiliar); refletir sobre as fases do desenvolvimento infantil, o currículo, espaço, tempo e materiais; a alfabetização, letramento e cultura da escrita na educação infantil, numa perspectiva histórico-cultural.