O míssil conseguiu furar o sistema antiaéreo Iron Dome

Casa atingida por foguete em Tel Aviv, Israel – Foto: EPA

Um foguete lançado da Faixa de Gaza atingiu uma casa no norte de Tel Aviv, em Israel, nesta segunda-feira (25), e deixou ao menos sete pessoas feridas.

É a primeira vez que essa região é atingida por um projétil disparado do território palestino, que conseguiu furar o sofisticado sistema de defesa antiaérea Iron Dome.

“Um ataque criminoso contra Israel, ao qual reagiremos com toda a força”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que está nos Estados Unidos e decidiu antecipar seu retorno. Ele embarcará imediatamente após uma reunião com o presidente Donald Trump.

Entre os feridos estão duas mulheres, uma adolescente de 12 anos, um menino de três e um bebê de 18 meses. Após o incidente, Israel fechou as passagens de fronteira de Erez (usada por pessoas) e Kerem Shalom (por mercadorias) e enviou tropas para a divisa com a Faixa de Gaza.

Segundo o porta-voz do Exército israelense, Ronen Manelis, o míssil foi lançado pelo grupo fundamentalista Hamas, a partir de uma base em Rafah, no sul do território palestino, mas ninguém reivindicou o ataque.

O episódio acontece a 15 dias das eleições legislativas de Israel. De acordo com as últimas pesquisas, Netanyahu, acusado de corrupção, deve disputar voto a voto com a coalizão centrista Azul e Branco, liderada por Benny Gantz.

Da AnsaFlash