Durante as férias, a prevenção e manutenção da saúde são fundamentais para aproveitar os dias de descanso com qualidade de vida

Para muitas pessoas, sair de férias significa mudar a rotina. Em muitos casos, acontecem uma pausa nos exercícios, alimentação regrada e outros hábitos que fazem bem para o corpo e a mente. O médico generalista que atende pela Cassems, Ronaldo Costa, dá dicas para manter os bons hábitos em saúde durante esse período.

Aumento da Temperatura

“Durante o verão, é preciso ter atenção para as altas temperaturas. Ficamos mais expostos ao sol e ao calor, o que pode ser prejudicial à saúde e causar desidratação, insolação, lesões de pele e queimaduras. É importante usar os filtros solares com pelo menos 30 de fator de proteção”.

Alimentação

“Nesse período, é importante dar preferência para o consumo de alimentos que funcionam como repositores de sais que, comumente, perdemos com a transpiração, como verduras, legumes, frutas e sucos. A alimentação deve ser leve e com intervalos regulares. Devemos comer alimentos menos calóricos, mais vezes ao dia”.

Atividade física

“O mais correto é o equilíbrio entre repouso e atividade física, seja em casa ou em uma viagem, por exemplo. A recomendação é para manter uma rotina de exercícios que permitam manter a massa muscular, sem gerar fadiga e lesões por excesso de exercícios, ou gerar atrofia muscular e perda de massa, pela falta deles. Em uma viagem, o indivíduo pode agregar exercícios físicos com a possibilidade de passeios em lugares diferentes, como em caminhadas ou trilhas”.

Cuidado com as crianças

“As crianças devem ter a chance de sair de uma rotina bastante exaustiva e disciplinada do período de aulas para vivenciarem experiências diferenciadas. Para tanto, é preciso que os pais promovam esse acesso por meio do contato com a natureza, atividades que as levem a se movimentar e demais alternativas que as ajudem a ter uma vida mais saudável no dia-a-dia. Do ponto de vista da saúde, as crianças devem ter alimentação leve, equilibrada, que garanta energia para esportes, passeios, além de uma hidratação adequada”.

Orteco