Falha no sistema deixa WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar

Instabilidade nas três plataformas atinge usuários de diversos países; empresas ainda não informam o que aconteceu

Usuários em todo o mundo relataram nesta segunda-feira (4) dificuldades para utilizar o WhatsApp, Facebook e Instagram. Os aplicativos estão fora do ar globalmente desde por volta de meio-dia (Horário de Brasília), sem previsão de retorno.

Segundo o site downdetector.com, conhecido por monitorar reclamações de internautas sobre falhas das plataformas digitais, o problema foi registrado no Brasil, Portugal, Reino Unido, Índia, Estados Unidos, além de diversas regiões da América Latina e também da Europa.

Pelo menos 40 mil queixas sobre o WhatsApp foram registradas na plataforma, enquanto que outras 10 mil eram sobre o Instagram e 5 mil relacionadas ao Facebook.

No Brasil, o termo “WhatsApp” liderou os Trending Topics (assuntos mais comentados) no Twitter, tendo em vista que os internautas não conseguem enviar mensagens ou carregar novas publicações tanto nos aplicativos quanto nas versões desktop.

Na sequência, está o aplicativo de mensagens Telegram, concorrente do WhatsApp e, em terceiro, Zuckerberg, fazendo referência a Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o Facebook —que também é dono do WhatsApp e Instagram— confirmou a falha no mundo todo, mas não deu detalhes sobre o problema.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

Além dos aplicativos, a falha geral também estaria afetando outras ferramentas que dependem do login do Facebook. Alguns especialistas já estão afirmando que o “blecaute” dos serviços se trata de um problema do tipo DNS, uma falha no servidor da empresa. Isso significa que, quando o usuário busca pelo domínio dos sites — ou os acessa pelos aplicativos — é como se aquele endereço não pudesse ser encontrado pela internet. No momento, a possibilidade de um ataque hacker foi descartada.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.