Blitz educativas é uma das atividades do Maio Amarelo que a Agetran realiza com apoio de organismos de segurança – Foto: A. Frota
Blitz educativas é uma das atividades do Maio Amarelo que a Agetran realiza com apoio de organismos de segurança – Foto: A. Frota

A campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida – segue com diversas ações em Dourados e nesta quinta-feira (24), uma exposição no Shopping Avenida Center abordará a temática. O mês de conscientização no trânsito conta com atividades estruturadas pela Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran, e já levou informações a milhares de pessoas.

A exposição contará com fotos, banners e vídeos com o tema da educação no trânsito. Conforme Cristhian Lelis, gestor de Educação de Trânsito, a busca é “impactar” para um trânsito mais seguro.

“Nosso alerta para as pessoas é quanto às imprudências e também quanto ao fato de que muitos têm levado a condução em uma forma automática e isso é perigoso. É preciso estar atento, praticar a direção defensiva e preservar vidas”, diz.

Desde o início do mês as ações de prevenção no trânsito têm sido intensificadas. As blitz educativas acontecem em vários pontos da cidade, palestras levam a temática às escolas, universidades e parcerias com empresas como concessionárias e autoescolas auxiliam na divulgação das ações do maio amarelo.

Conforme o gestor, a preocupação da administração ao elaborar as ações foi atingir um público diversificado.

Nesta quarta-feira (24), a blitz educativa acontece durante a tarde na Avenida Marcelino Pires, imediações da Praça Antonio João.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.

O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção