Ex-presidente Donald Trump anuncia processo contra Facebook, Google e Twitter

Ex-presidente dos EUA fez coletiva em Nova Jersey nesta quarta

O ex-presidente Donald Trump – Foto: Jim Bourg

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (7) um processo judicial conjunto contra o Facebook, Google e Twitter, alegando ser vítima de censura.

A ação coletiva também tem como alvo os CEOs das empresas tecnológicas que “implementam uma censura ilegal e inconstitucional” e “silenciam vozes conservadoras”, segundo o republicano.

“Hoje, junto com o America First Policy Institute, estou apresentando como seu representante principal um grande processo coletivo contra os grandes gigantes da tecnologia, incluindo Facebook, Google e Twitter, assim como seus diretores executivos, Mark Zuckerberg, Sundar Pichai e Jack Dorsey”, disse Trump em seu clube de golfe de Bedminster, Nova Jersey.

O ex-presidente está intensificando sua batalha com as companhias após ter sido banido das plataformas em janeiro, depois de denunciar uma suposta fraude eleitoral e incitar à violência, o que culminou na invasão do Congresso americano.

O Twitter retirou permanentemente a conta de Trump, com quase 89 milhões de seguidores, do ar dois dias depois do incidente.

Já o Facebook inicialmente o restringiu de fazer novas publicações em suas páginas e também no Instagram. No entanto, em junho, anunciou o bloqueio dos perfis até janeiro de 2023.

Durante a coletiva, Trump classificou seu processo de “um desenvolvimento muito bonito para a liberdade de expressão”.

Além disso, ele protestou contra as empresas e os democratas, os quais acusou de defenderem a desinformação.

“Estamos exigindo o fim do banimento das sombras, o fim do silenciamento e o fim da lista negra, banimento e cancelamento que você conhece tão bem”, disse ele.

Até o momento, nenhuma das empresas de tecnologia citadas respondeu ao processo, que foi aberto a um tribunal federal na Flórida.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.