Abertura da Concafras 2018 em Campo Grande – Foto: Comunicação Social da Concafras

A 63ª Concafras reunirá voluntários nas mais diversas áreas de assistência e promoção social de crianças, adolescentes, idosos, gestantes e outros grupos sociais

Dourados sediará a 63ª Concafras PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita, de 2 a 5 de março de 2019. As atividades acontecerão na UFGD e na UEMS, localizadas na Cidade Universitária (Rodovia Dourados-Itahum, Km 12).

A organização do evento quer atrair participantes da Argentina, Bolívia e Paraguai, países que estão nas proximidades de Dourados, município que pertence ao estado de Mato Grosso do Sul. No cotidiano, o intercâmbio cultural e econômico acaba sendo maior com o Paraguai, já que as cidades-gêmeas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero estão a 120 quilômetros de Dourados. 

A região ainda compartilha da mesma história, porque faz parte do território em que aconteceu a Guerra da Tríplice Aliança (1864 – 1870), conhecida no Paraguai como Grande Guerra (Guerra Guasú). Diante desse passado de sofrimento, o evento busca unir os povos pela fraternidade e terá como tema: “A minha paz vos dou” (JO 14:27).

Em Mato Grosso do Sul, a Concafras foi realizada pela quinta vez em Campo Grande, no Carnaval de 2018, atraindo mais de 2 mil pessoas. Para Dourados a expectativa é reunir cerca de 1 mil participantes, entre crianças, jovens e adultos do Brasil e do exterior.

Para isso, serão oferecidos mais de 50 cursos teórico-práticos, além de muita música, confraternização, troca de experiências, dinâmicas e lançamentos de materiais inéditos como livros e vídeos espíritas.  Muitos dos temas abordados agregam participantes de diferentes religiões como a prevenção ao suicídio, a conscientização contra o aborto e o combate à depressão e ao uso de drogas. Depois do aprendizado teórico, os participantes irão praticar a teoria em entidades, como o Lar do Idoso, por exemplo, e em locais públicos como Praça Antônio João, Parque dos Ipês e bairros populares.

As campanhas que vão de casa em casa arrecadaram na Capital de MS meia tonelada de alimentos, através de doações da comunidade. Em Dourados, atividades assim também serão promovidas e grande parte da arrecadação será destinada para as ações sociais nos bairros Estrela Hori, Estrela Porã e Vila Cachoeirinha.

As inscrições estão abertas, podem ser realizadas na página do evento (http://www.concafras.com/site/concafras/), e incluem refeições durante o evento (café da manhã, almoço e jantar), alojamento e um livro sobre o congresso. Se o participante não quiser ficar no alojamento, pode se hospedar nos hotéis da cidade. A lista de hotéis está disponível no site do evento.

O público é formado por voluntários, trabalhadores espíritas, simpatizantes e pessoas em geral que têm interesse nas mais diversas áreas de assistência e promoção social como atendimento a crianças, adolescentes, idosos, gestantes e outros grupos sociais.

No Brasil, o evento acontecerá ao mesmo tempo nos municípios de Boa Vista (RR), Lucas do Rio Verde (MT), Piranhas (AL) e São Carlos (SP), envolvendo milhares de pessoas no feriado de Carnaval.

Sobre a Concafras

A CONCAFRAS-PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita – é um encontro anual de trabalhadores espíritas realizado há 63 anos. Realizada sempre no período de Carnaval, o evento promove a fundação e aperfeiçoamento de centenas de trabalhos de assistência e promoção social espírita em todo o país.

Sobre Dourados

Dourados possui atualmente mais de 218 mil habitantes (IBGE 2017), configurando-se como polo de saúde, educação e serviços para 35 municípios da Região. Destaca-se pela produção agrícola de soja e milho e na pecuária pela produção de bovinos. Outros setores que movimentam a economia são as universidades (UFGD, UEMS, UNIGRAN e Anhanguera) e os órgãos públicos, especialmente dos poderes Executivo e Judiciário.

Localizada a 220 km de Campo Grande e a 120 km da fronteira com o Paraguai, outra característica da cidade é a diversidade étnica e a riqueza cultural proporcionada pela convivência entre os povos indígenas e os imigrantes brasileiros e estrangeiros que vieram para cultivar a terra no final do século XIX.

Contatos

Site: http://www.concafras.com/site/concafras/

Página no facebook: https://www.facebook.com/concafras/

Secretaria da Concafras Dourados: se.cejndourados@gmail.com

Vídeo: https://www.facebook.com/concafras/videos/2412881015391175/

Serviço

Evento: 63ª CONCAFRAS-PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza-Promoção Social Espírita

Data: 02 a 05 de março de 2019

Local: UFGD e UEMS, na Cidade Universitária (Rodovia Dourados-Itahum, Km 12).