Evento capacita profissionais da Fisioterapia Hospitalar em Campo Grande

Programação conta com professor de Fisioterapia da Anhanguera esclarecendo os impactos do tratamento de respiração mecânica em pacientes de UTIs

Rodrigo Koch, professor do curso de Fisioterapia da Anhanguera, será um dos palestrantes – Divulgação

O 1°Simpósio de Fisioterapia Hospitalar será realizado no dia 17 de março, das 8h às 12h30, na Câmara Municipal de Campo Grande. Voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, o evento oferece palestras para aprimoramento com especialistas conceituados no mercado regional. Para participar, basta se inscrever e doar um quilo de alimento não perecível no dia do encontro. Os donativos serão entregues a uma instituição filantrópica da Capital. E as inscrições podem ser realizadas aqui.

Entre os palestrantes, o professor do curso de Fisioterapia da Anhanguera, Rodrigo Koch, explica sobre o desmame da ventilação mecânica, um tratamento para os pacientes com alterações graves da função respiratória dentro da unidade de terapia intensiva (UTI) que tem o objetivo de manter a oxigenação do organismo através do ventilador mecânico. “O uso prolongado da ventilação mecânica pode oferecer riscos como a fraqueza muscular respiratória, por isso, é importante a retomada da ventilação espontânea assim que o paciente apresentar melhora do quadro de saúde. O processo de transição da ventilação artificial para respiração espontânea, denominado desmame, ainda é considerado uma área de penumbra, sendo, em alguns casos, de difícil decisão e definição do momento ideal a ser realizado”, esclarece Koch.

Especialista em Atenção do Paciente Crítico, em Fisioterapia Intensiva Adulto, mestre e atualmente cursando o doutorado em Saúde e Sociedade, o professor explica que o fisioterapeuta é um profissional habilitado para conduzir a retomada do processo de respiração natural aos pacientes que necessitam de suporte mecânico para manter a função respiratória. “As constates discussões e trocas de experiências sobre o tema são fundamentais para o contínuo aprimoramento visando otimizar esse processo diminuindo os riscos aos pacientes e melhorando os resultados”, complementa.

Além da ventilação mecânica, o evento contará com capacitações sobre treinamento muscular inspiratório e mobilização precoce no paciente crítico, ministradas pelos fisioterapeutas Marcos Antônio S. Ferreira Junior e Gabriel Victor Guimarães Rapello. A realização do Simpósio de Fisioterapia Hospitalar é do vereador Vinicius Siqueira e organização de Denis Pereira.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.