Bombardeiros B52 ficarão de prontidão em base aérea militar

A Aeronáutica dos Estados Unidos estuda lançar um alerta para que seus bombardeiros nucleares B52 estejam prontos para agir imediatamente contra a Coreia do Norte.

O rumor foi publicado por diversos veículos da imprensa norte-americana, que citam fontes do Pentágono. Se confirmado, seria o primeiro alerta do tipo nos EUA desde os tempos da Guerra Fria. Os caças serão preparados para poder decolar a qualquer momento, com suas tripulações colocadas em estado de emergência, de uma base aérea no estado de Louisiana.

Recentemente, o presidente Donald Trump disse que era preciso “estar pronto para tudo” para lidar com a Coreia do Norte. Desde que assumiu o poder, em janeiro, o republicano vem trocando ameaças com o regime de Kim Jong-un por conta do programa nuclear e balístico do país asiático.

A crise e o comportamento irascível dos dois levantaram temores de uma guerra na península, cenário que seria devastador não apenas para Pyongyang, mas também para a Coreia do Sul, uma das principais aliadas dos EUA na Ásia.

Da AnsaFlash