Estudantes de 5º e 9º anos da rede municipal de ensino de Caarapó retornam às aulas 100% presenciais na próxima 2ª

Alunos de 5º e 9º anos participarão da Avaliação da Educação Básica deste ano sob a coordenação do Inep – Divulgação

Os alunos das turmas de 5º e 9º ano da rede municipal de ensino de Caarapó, lotados nas escolas de ensino fundamental da sede do município, retornam às aulas de forma totalmente presencial, diariamente e sem escalonamento, na próxima segunda-feira (27). A informação é da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec).

Conforme o órgão gestor da educação municipal de Caarapó, em torno de 170 estudantes de 5º anos e 42 do 9º ano voltarão às aulas presenciais diárias. As demais turmas continuam com revezamento semanal de 50%.

“Esse retorno ocorrerá devido ao fato de que as turmas de 5º e 9º anos participarão da Avaliação da Educação Básica deste ano, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, de acordo com a Portaria nº 250/2021, que estabelece as diretrizes para a aplicação da avaliação”, informou a titular da Semeec, Ieda Maria Marran. A aplicação dos instrumentos da avaliação será, de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno.

Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil.  O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Saeb, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

“Sendo assim, é de fundamental importância que as turmas de 5º e 9º anos possam frequentar a escola, todas as semanas, para que seja possível um acompanhamento mais eficaz das habilidades e competências que devem ser desenvolvidas por esses estudantes, bem como o encaminhamento dos estudantes que tiverem mais dificuldade de aprendizagem, para aulas de reforço e de recuperação, oferecidas na própria instituição educacional”, pondera a secretária Ieda Marran, que observa ainda que “a volta presencial dos alunos da rede municipal de ensino, com escalonamento semanal, com atendimento de 50% dos estudantes por turma ocorreu de maneira tranquila, não sendo observado, até esta data, nenhum caso de contaminação de Covid-19”.

“Ressaltamos que estão sendo tomadas todas as medidas de segurança, como higienização, limpeza e desinfecção dos espaços, conforme orientações previstas nos Planos Municipais de Protocolos de Segurança para o retorno das aulas presenciais das instituições educacionais da rede municipal de ensino”, concluiu a secretária, segundo a qual a possibilidade da volta diária às aulas presenciais, com 100% dos alunos, está sendo estudada.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.