Estado Islâmico ataca embaixada iraquiana em Cabul

Homens invadiram prédio diplomático e explodiram carro-bomba

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) atacou a embaixada do Iraque em Cabul, capital do Afeganistão, nesta segunda-feira (31). O ataque ocorreu por volta das 10h30 locais, quando homens armados invadiram o bairro de Shar-e-Naw e detonaram um carro-bomba.

Em seguida, o grupo iniciou uma troca de tiros com a polícia afegã. O prédio da embaixada iraquiana foi danificado e imagens transmitidas por emissoras locais mostram grandes colunas de fumaça próximo ao edifício. A agência de notícias Amaq, ligada ao grupo extremista Estado Islâmico, anunciou que o atentado foi cometido pela organização.

Há cerca de duas semanas, funcionários e diplomatas da embaixada iraquiana tinham celebrado, em uma coletiva de imprensa, a derrota do Estado Islâmico em Mosul, o que pode ter gerado a ira do grupo e dado origem ao atentado de hoje.

Em um comunicado, o Ministério do Interior do Afeganistão informou que o staff da embaixada está a salvo, mas não forneceu nenhum possível balanço de vítimas ou feridos.

“Um terrorista suicida detonou um explosivo na entrada da embaixada iraquiana. Logo após a explosão, três militantes ingressaram na sede diplomática e protagonizaram uma troca de tiros com as forças de segurança afegãs”, explicou a nota do governo.

Da AnsaFlash