Esquadrão de Heróis da UCP faz doação de sangue nesta quinta-feira

Coleta vai começar as 8h e vai se estender até as 13h30 na sede 1 na UCP – Assessoria

Um grupo de voluntários 100 formados por universitários da Universidad Central Del Paraguay (UCP) vai realizar nesta quinta-feira (21) uma campanha de doação voluntária de sangue para abastecer o Banco de Sangue do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero.

Este será o terceiro ano consecutivo que a ação que faz parte de um projeto de Extensão Universitária coordenadas pelas professoras doutoras Adriely Pagnoncelli e Juliane de Oliveira, estará mobilizando os estudantes com o objetivo de despertar no meio acadêmico e na comunidade em geral, a necessidade da doação de sangue que ajuda a salvar vidas e é uma parte importante dentro do tratamento médico e em casos cirúrgicos.

Além da campanha desta quinta-feira existe dentro da UCP voluntários que fazem parte do chamado Esquadrão de Heróis que se comprometem a fazer uma doação a cada três para manter os estoques de sangue dos hospitais e clínicas da região em condições de atender as necessidades de urgência e emergência.

Segundo as médicas Adriely e Juliane, para isso foi criado um cadastro com todos os dados dos doadores como tipo sanguíneo e telefone de contato para que eles posam ser localizados em caso de necessidade.

“Como médicas que trabalhamos no dia a dia nas clínicas e hospitais sabemos da necessidade de ter um bom estoque regulador de sangue e hemoderivados para o caso de uma urgência ou emergência e estes futuros profissionais da saúde precisam ter consciência disso”, disseram as responsáveis pelo projeto.

Este ano a campanha vai contar com o reforço da Equipe de Urgência e Emergência que foi treinada e capacitada pela equipe do Banco de Sangue do Hospital Regional sob a coordenação dos profissionais daquela unidade para ajudar na coleta e no armazenamento adequado do material.

A coleta vai começar as 8h e vai se estender até as 13h30 na sede 1 na Universidad Central Del Paraguai em Pedro Juan Caballero, na rua das Nações Unidas 450, próximo ao Palácio de Justiça.