Torneio de robótica será realizado neste sábado, 13, a partir das13h – Divulgação

Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, as escolas do Sesi de Campo Grande e de Maracaju realizarão, neste sábado (13/07), as partir das 13 horas, no Shopping Norte Sul Plaza, na Capital, o Torneio Interclasse de Robótica, quando alunos do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas. O torneio interclasse é organizado nas sete escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul como parte da robótica educacional adotada como ferramenta de aprendizagem na instituição de ensino.

Segundo o diretor da Escola do Sesi de Campo Grande, Murilo Augusto de Oliveira, o tema do torneio deste ano é “Architecture City Shaper – E Se Você Pudesse Construir um Mundo Melhor?” e cada time é avaliado enquanto realiza quatro diferentes missões: Desafio do Robô, quando os estudantes colocam robôs de Lego construídos por eles na arena de competições e as máquinas precisam ser programadas para cumprir uma série de tarefas; Core Values, que é a capacidade de trabalhar em equipe; Design do Robô, que avalia as características das máquinas construídas pelos alunos; e Projeto de Pesquisa, em que os alunos precisam desenvolver uma solução seguindo o tema proposto para este ano.

Ainda conforme Murilo Augusto, o torneio busca desenvolver com os alunos habilidades socioemocionais que fazem parte da BNCC (Base Nacional Curricular Comum). “São diversas atividades que desenvolvem a empatia, o respeito, a educação, trabalhar em prol do outro, raciocínio lógico e outas. Estamos nesse clima de torneio há mais de uma semana e acredito que vai ser um de muito conhecimento, mas também de muita diversão”, destacou, completando que, ao todo, participarão do torneio 18 equipes.

Serviço – O Shopping Norte Sul Plaza está localizado na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2.300, Bairro Jardim Joquei Club, em Campo Grande (MS).