Alunos da escola do Sesi de Dourados em torneio de robótica – Assessoria

Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, as escolas do Sesi de Dourados e Três Lagoas serão sede, nesta sexta-feira (5/07) e sábado (6/07), do Torneio Interclasse de Robótica, quando alunos do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas. O torneio Interclasse é organizado nas sete escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul como parte da robótica educacional adotada como ferramenta de aprendizagem na instituição de ensino.

A robótica integra a grade curricular dos alunos de maneira interdisciplinar e pode auxiliá-los a aprender de Português à Matemática, passando por linguagens de programação e pensamento computacional. Como consequência e incremento da aprendizagem, os estudantes das escolas do Sesi participam de uma série de competições nacionais de robótica ao longo do ano, sendo que o interclasse, especificamente, é organizado nos moldes do grande torneio mundial promovido pelo Sesi Nacional, o First Lego League (FLL).

Cada time é avaliado enquanto realiza quatro diferentes missões: o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam robôs de Lego construídos por eles na arena de competições, e as máquinas precisam ser programadas para cumprir uma série de tarefas; o Core Values, a capacidade de trabalhar em equipe; o Design do Robô, que avalia as características das máquinas construídas pelos alunos; e Projeto de Pesquisa, em que os alunos precisam desenvolver uma solução seguindo o tema proposto para este ano, o “City Shaper”, algo como “os formadores da cidade”, na tradução livre.

Elevador seguro e condomínios inteligentes

Com base nesta temática, as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram projetos de pesquisa científica, que podem se transformar em uma solução real, acessível para a população, e que, em outras edições, já foram selecionados para participar de feiras e mostras nacionais. Ao todo são 26 projetos nas duas cidades, sendo 14 na unidade de Dourados e outros 12 na de Três Lagoas.

Entre os trabalhos está um sistema, como o de um elevador, em que um prédio ou uma casa é levada para o subsolo, de forma a aumentar as chances de as pessoas sobreviverem em casos de desastres naturais como ventanias muito fortes, inundações, tsunamis e terremotos. Outro projeto cria um bueiro ecológico com um sistema capaz de sugar e triturar todo lixo que cai nas bocas de lobo, impedindo que fiquem obstruídos e evitando, assim, alagamentos nas vias públicas.

Em Dourados, os portões da Escola do Sesi serão abertos ao público a partir das 18 horas desta sexta-feira (05/07) e a partir das 13 horas no sábado (06/07), enquanto em Três Lagoas o torneio começará às 18 horas nos dois dias. O púbico poderá assistir às provas do Desafio do Robô, que inclui as disputas entre as máquinas, conhecer os projetos inovadores dos alunos e acompanhar e cerimônia de premiação do torneio.

Confira a programação do Torneio Interclasse de Robótica:

Dourados

Data: 5 e 6 de julho

Horário: 18 horas (sexta-feira) e 13 horas (sábado)

Endereço: Rua Waldomiro de Souza, 290, Bairro Vila Industrial

Três Lagoas

Data: 5 e 6 de julho

Horário: 18 horas (sexta-feira e sábado)

Endereço: Rua Angelina Tebet, 807, Bairro Santa Luzia